Monday, February 20, 2006

Balanço

Antes de actualizar o template deste blogue, e porque na barra do lado direito faço apelo 'a ajuda das vitimas do tsunami que no dia 26 de Dezembro de 2004 assolou os paises do sul da Asia no Mar Indico, deixo aqui um sumario de todas as ajudas aqui promovidas:
Tal como o mundo inteiro reagiu 'a catastrofe resultante do tsunami, tambem senti uma enorme necessidade em contribuir com a minha ajuda.
Em Fevereiro de 2003 passei uns dias na ilha de Koh Phra Thong, situada ao largo da costa thailandesa do Indico. Tendo visitado pessoalmente uma aldeia e particularmente uma escola, senti a tragedia desta ilha de forma muito pessoal.
Apos a tragedia, tive informacao de que muitas das criancas que entao tinha fotografado, nao sobreviveram.



Sendo a ilha de pequenas dimensoes, foi varrida de costa a costa pelas ondas do tsunami. Nunca consegui saber quem concretamente sobreviveu ou nao, mas um dia tentarei ir 'a futura nova aldeia, para visitar a nova escola na esperanca de encontrar muitas caritas conhecidas.

Na impossibilidade de ajudar todos, concentrei a minha pequenissima ajuda em duas associacoes que visavam a reconstrucao das aldeias da ilha de Koh Phra Thong, as quais promovi aqui neste blogue (coluna do lado direito) durante todo o ano de 2005, solicitando a ajuda de quem me lia.
Tal como pedi ajuda, e antes de remover os links e pedidos de ajuda, sinto-me na obrigacao de informar 'a cerca dos resultados obtidos por estes 2 projectos:

- The North Andaman Tsunami Relief - associacao privada bastante activa e com imenso sucesso pratico, maioritariamente responsavel pela reconstrucao das vidas e das aldeias de Koh Phra Thong. Hoje as aldeias quase totalmente destruidas, encontram-se em fase de reconstrucao. Os sobrviventes ainda nao regressaram, estando a viver temporariamente em varios sitios no continente tailandes.
Relatorio de todos os contribuintes bem como accoes realizadas disponivel no site aqui.

- The Koh Phra Thong Project - associacao privada de menor escala, angariou dinheiros de acordo com contas apresentadas para serem investidos na reconstrucao das aldeias ds ilha Koh Phra Thong. Detalhes disponivel no site aqui.

Para alem de ter promovido estas duas associacoes, tambem promovi na coluna do lado direito, um projecto da AMI-Portugal:
Projecto A Cause - "One by one, we can all bring back the sun" iniciado pela AMI Portugal. Doei fotografias das vitimas e destruicao do tsunami, para a promocao desta iniciativa mas de acordo com informacoes da Isabel, este projecto infelizmente foi abandonado e julgo que nao obteve quaisquer resultados.

Tive ainda a oportunidade de me deslocar pessoalmente ao Sri Lanka 6 semanas depois da ocurrencia da tragedia e de contribuir com material escolar para as criancas sobreviventes duma escola sem paredes.

Um ano depois regressei ao Sri Lanka para visitar os meus amiguinhos do Sri Lanka e fiquei contente com o que vi!

Fica entao aqui para memoria futura, o balanço das ajudas 'as vitimas do tsunami do sudeste da Asia, promovidas neste blogue.
Em breve retirarei os links correspondentes, aqui 'a direita.

5 comments:

Anonymous said...

É o que eu digo: o teu coração não tem barreiras! E assim sendo, o meu tb vai empenhar-se! :)

Tongzhi said...

Já somos dois...

Nic said...

Catatau,
isso nao sei, mas sei que fronteiras nao tem ele...
obrigado
:)

Nic said...

Tong,
obrigado tambem
:)

Nic said...

Dreia,
obrigado, enquanto houver vida havera esperanca.
beijinhos
:)