Friday, September 23, 2005

Arquitokyo

Uma pequena amostra da arquitectura moderna em tokyo:
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
photos by me - Tokyo, Sep. 2005

Thursday, September 22, 2005

Chegada a Tokyo, passo a passo a passo...

Image hosted by Photobucket.com
O voo foi suave e agradavel...

Image hosted by Photobucket.com
Ao chegar ao aeroporto de Narita, deparo-me com a maior fila de emigracao que eu vi ate' hoje, centenenas de metros a serpentear ou ate' kms... mas com paciencia (muita) tudo se passa e cerca de 90 minutos depois tinha ultrapassado esta primeira barreira,

Image hosted by Photobucket.com
recompensada pela comodidade do Narita Express que nos leva a partir do aeroporto ate' Tokyo central em 80 minutos.

Image hosted by Photobucket.com
As camaras dos telemoveis sao usados como espelhos, sem duvida so posso estar em Tokyo!

Image hosted by Photobucket.com
Chegada a Tokyo central, mais uma barreirazita, as imensas filas para comprar bilhete de metro...

Image hosted by Photobucket.com
...oops, mais outra, o nome das estacoes de metro aqui so estao escritas em japones.

Image hosted by Photobucket.com
tudo se ultrapassa e finalmente pode-se esperar pelo metro

Image hosted by Photobucket.com
somos muitos, mas com a ajuda do sr. empurra todos cabemos.

Image hosted by Photobucket.com
chegada a shinjuku, a estacao mais movimentada de tokyo (cerca de 2 milhoes de pessoas passam por la diariamente), tenho a sensacao que estou dentro de um jogo electronico... mas sem conhecer as suas regras...

Image hosted by Photobucket.com
Mas la' encontro a saida e corro para me livrar da multidao que circulava em todas as direccoes da imensa estacao. Saio finalmente para a rua e...

Image hosted by Photobucket.com
...inicialmente assusto-me com o desafio que me espera...

Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
...gente, gente, gente por todo o lado, vindas de e para todas as direccoes

Image hosted by Photobucket.com
sinto-me mesmo, sinto-me nao, estou, fico completamente lost in translation ...imovel, atonito, assim por alguns instantes...

Image hosted by Photobucket.com
mas a adrenalina era tanta e tao contagiante que depressa, bem depressa, me deixei levar pela corrente e mergulhei na loucura da noite de Tokyo!

Wednesday, September 21, 2005

Tokyo snack

Enquanto as fotografias se acabam de cozinhar, deixo-vos umas entradas de Tokyo:

Image hosted by Photobucket.com
Mixed Sashimi - Tokyo Tasca - Sep.2005

Image hosted by Photobucket.com
Tuna Sushi - Tokyo Tasca - Sep.2005

Tuesday, September 20, 2005

tokyo madness

Aqui, ali, acola', impossivel de se concentrar em algo.
Ha' sempre outro algo que nos rouba a atencao e nunca e' desta que os nossos sentidos repousam porque entretanto, acola', ali e aqui aparece um outro algo ainda mais extraordinario.

Nas ruas de Tokyo, as nossas fantasias passeiam-se, mesmo as mais ousadas com as quais nunca antes tinhamos sonhado.

Os limites da imaginacao aqui vao para la' da razao.

A cada instante, a cada canto, esta' a unicidade, chegando a ser intoxicante.

Os que ainda nao vi aqui nas ruas de Tokyo, foi a sra. Norma e o sr. Normal; esses aqui ficam de fora.

O arco iris nao e' aqui composto po cores definidas, mas por um espectro gradual com todos os intermeios.

Sentado imovel, um mundo inteiro corre por mim.

Em Tokyo todos sao igualmente diferentes.
Diversidade e' talvez limitado para descrever as pessoas que se passeiam nas ruas de Tokyo.

Tokyo - o expoente maximo actual da humanizacao do mundo material.

Nao ha' forma alguma de arte, seja o cinema, a arquitectura, a literatura, a pintura ou a fotografia, capaz de traduzir aquilo que nos invade os 5 sentidos, nas ruas de Tokyo.
Uma tentativa, com os seus limites, foi conseguida pela Sofia Coppola, com o seu filme "Lost in Translation".

Tokyo e' gritante demais!!!!!!!!!!

Wednesday, September 14, 2005

The other side of Zurich...

Image hosted by Photobucket.com
O outro lado de Zurich - Zurich, Sep.2005

ps. deculpem la voltar-lhes as costas, vou ali a Tokyo e regresso aqui dia 20.

Monday, September 12, 2005

Friday, September 09, 2005

O Rapaz do bengaleiro do Frágil do Astianax

O mito do Rapaz do Bengaleiro do Frágil correu milhas intercontinentais, despertando tanta curiosidade, ao ponto de ter sido incluido no roteiro de Lisboa, nas visitas a nao perder.
As referencias ao tal rapaz nao paravam durante meses na blogosfera.
Comecou por ser uma atraccao pessoal, que inspirou cancoes de amor, chegou-se a propor-lhe candidatura 'as presidencias, a dedicar-lhe poemas, de amor, chamou-se-lhe pao, gato, chegou mesmo a haver tentativas timidas de contacto, continuava a fazer cantar de amor, tornado consciente a obcessao, e cada momento de espera ate' ao proximo encontro tornava-se num verdadeiro cold turkey... ate' que um dia:

Já não há nada ali que faça sentido, já nada vale a pena, nada o prende àquele lugar.

Tudo tem o seu fim e o rapaz do bengaleiro do Fragil ja era... (ou melhor felizmente eles ainda existem, o rapaz e o bengaleiro, mas nao juntos, como o mito os descrevia... O rapaz partiu para outra, melhor, esperamos para ele, e o bengaleiro do Fragil, esse esta' abandonado e sozinho 'a espera do proximo rapaz do bengaleiro.)
E finalmente o reconhecimento da realidade e o seguir em frente com as memorias e a sorrir para que a vida continue a acontecer:

Porque o meu coração é mesmo assim, grande como uma casa, onde cabe muita gente, onde há sempre lugar para mais alguém e onde toda a gente é bem vinda, assim venha por bem.

Assim foi a historia do rapaz do bengaleiro que nunca conheci, mas que me levou ao Fragil e sobretudo ao conhecimento do autor deste ja mito, o Astianax, que sabe que sonhar e' uma condicao necessaria e essencial para realizar os sonhos!

Thursday, September 08, 2005

Noite de Gala no Teatro da Comuna

Image hosted by Photobucket.comJa ha algum tempo, ela me tinha atraido pela forma como expoe e defende as suas ideias no blogue que compartilha com outras trutas.
Ja em Dezembro passado no Porto, me tinham mencionado a sua voz de encantar, despertando em mim uma enorme vontade de ouvi-la.
Ate' que as energias do universo trabalharam a meu favor e ela iria estar em cena durante a minha ultima passagem por Lisboa, no teatro da Comuna com uma bonita peça de Fernando Gomes, Jekyll & Hyde.
Falei com ela ao telefone , mas nunca a tinha vista, nem sequer sabia qual era o papel dela nesta peça, porem algo me dizia que a iria identificar.
Chegou o dia D, ou melhor a noite N e dirigi-me ao teatro da Comuna. A entrada para a sala de espectaculos fez-se pelo bar e por um patio interior, onde estavam alguns actores, a acolher simpaticamente os espectadores. Olhava para algumas das actrizes presentes e imaginava se ela seria alguma delas, mas va la saber-se porque, tinha pouca conviccao que assim o fosse.
A sala estava com uma disposicao bastante intima, dando a sensacao ao espectador fazer parte da cena.
Foi durante a peça que a vi pela primeira vez, quando entrou em cena de imediato pensei que era ela e quando a sua voz se ouviu tive mesmo a certeza. Afinal o que diziam era mesmo verdade, uma Voz com Alma!
A peça foi espectacular, cheia de bons actores e de vozes incriveis, um enredo lindo com humor e com uma enorme carga emocional, senti-me um "Frederico Lourenco no Sao Carlos".
As cerca de duas horas, passaram-se num instantinho. Senti uma certa tristeza por ter de sair assim tao de repente das vidas de Jekyll e Hyde, mas depressa me lembrei que tinha marcado um encontro com ela no bar, depois do espectaculo. O bar da Comuna estava animado com os amigos e conhecidos dos actores, uma festa improvisada talvez, mas com um ambiente muito acolhedor.
Eu bem que a via ao longe a falar com as pessoas, mas decidi esperar para que o encontro fosse natural.
E foi, quando lhe foi possivel, veio ao meu encontro e a partir desse momento foi tudo muito natural e agradavel, as conversas, os topicos, os pontos de vista que de forma quase assustadora conciliavam como se fossemos do mesmo planeta.
Foi um dos pontos mais altos das minhas ferias, este encontro com ela - a actriz e cantora, Joana Manuel.