Monday, October 17, 2005

O prazer do engano

A decepcao paradoxal de encontrar uma magnifica obra de arquitectura pos-moderna, a receber-nos na cidade conhecida por ser um museu vivo do Japão tradicional, e’ atenuada pela beleza da obra.
A curiosidade em descobrir em cada promenor a estacao de caminhos de ferro de Kyoto, quase que nos faz esquecer o mundo das Gueichas e dos Samurais com que tinhamos vindo a sonhar e traz-nos de volta ao sec. XXI.

Quase rendidos, de mapa na mao, desafia-se os recomendados roteiros turisticos, e parte-se a pe’ ‘a descoberta de Kyoto dos dias de hoje.
Opta-se por caminhar para nordoeste da estacao, zonas supostamente residenciais, classificadas de “pouco interessante para turistas”. Deixa-se para traz as ruas mais largas e opta-se por entrar numa zona de ruelas e becos. ‘A medida que se vai penetrando neste labirinto, vamo-nos apercebendo de algo fantasticamente extraordiario. A arquitectura, o urbanismo e a paisagem, daquele espaco, leva-nos de facto a outra era. Realizamos que afinal a estacao de caminhos de ferro, nao era representativa do que iriamos encontrar em Kyoto e desta vez com um sorriso nos labios, sentimos o climax do prazer de nos termos enganado!
Afinal nao tinhamos chegado atrazados, Kyoto ainda esconde nos labirintos das ruelas, a tradicao e o passado.
Kyoto nao nos oferece de imediato esta viagem ao Japao doutros tempos, e’ necessario ir ‘a descoberta. Mas vale a pena, pois somos premiados com a doce recompensa de que quanto mais se procura, mais se mergulha no tal mundo com que antes tinhamos sonhado sentir - o das Gueichas e dos Samurais.
Fica aqui uma pequena amostra dum Kyoto preservadao naturalmente, o tal museu vivo do Japao tradicional:
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
photos by me @ Kyoto - Japan, Oct.2005

Friday, October 14, 2005

O anticlímax de Kyoto

Kyoto, para alem do malogrado Protocolo, esta’ associado ‘a ideia do Japao tradicional da antiguidade com todo o romantismo, budismo e ambientes zen a harmoizarem-se entre si.
E com estas imagens, nos pomos estrada fora, a sonhar.
Quando a certa altura somos acordados por uma voz doce:

"すべての著作権は「京都劇場」に帰属します"

E na musicalidade do anuncio identifa-se o som chave QUI-OTO que nos faz saltar, chegamos ao tal museu vivo do Japao Tradicional, pensavamos nos, estavamos na estacao de comboios de Kyoto.
Nada mais facil, que seguir as facilidades que nos facilitam a vida no Japao e num instantinho estvamos ca' fora, em pleno atrio da estacao, de boca aberta, a olhar para o ar, confundidos, como se tivessemos chegado ao sitio errado, ou no minimo, o edifico onde estavamos estava decerto no sitio errado.
Entao onde estava o ambiente zen-romantico-museu-vivo que tinhamos quase a certeza de encontrar?!...
Image hosted by Photobucket.com
Em vez disso, estavamos no centro dum atrio dum edifico de arquitectura pos-moderna, com pe-direito de alguns 30 metros, com escadas rolantes a treparem umas atraz das outras em direccao ao ceu, com acessos aereos que se cruzavam debaixo de uma cupula de estrutura metalica traingulada, enfim estavamos mais num ambiente de ficcao cientifica futurista do que propriamente no presente e muito menos no Japao tradicional da antiguidade.

Image hosted by Photobucket.com
E e' assim que Kyoto nos recebe, como que a brincar connosco, "Toma la' que e' para nao pressupores antes de conheceres!".
Fica-se entao na duvida sera' que tudo o que se leu, viu e ouviu 'a cerca desse Kyoto da antiguidade, ainda existe?!....

Image hosted by Photobucket.com
As escadas que nos levavam apenas ao ceu

Image hosted by Photobucket.com
espreitando la' para fora, nao ha sinais do passado


e o lado de fora confirma-o
foto tirada daqui


sera' que nos atrazamos para ver o Kyoto da antiguidade?....
foto tirada daqui

A estacao de caminhos de ferro de Kyoto, e' uma obra do arquitecto japones Hiroshi Hara inaugurada em 1997, ano em que a cidade de Kyoto celebrou o seu 1200 aniversario.

Thursday, October 13, 2005

Aterrar em Kansai

A primeira imagem que se tem dum pais que se visita e' o aeroporto onde se aterra e o Aeroporto Internacional Kansai (KIX), nao poderia ser melhor cartao de visita para o Japao contemporaneo.
O KIX liga a regiao de Kansai (provincia do sul do Japao) e arredores, ao mundo. A particularidade deste aeroporto e' ter sido construido numa ilha totalmente criada pelo homem. Trata-se de um edificio "flutuante", podendo ser elevado na integra, atraves dum sistema de macacos hidraulicos ligados 'as fundacoes, de acordo com os assentamentos do solo (artificialmente criado), no decorrer da sua existencia. Para detalhes da construcao do KIX, clique aqui.
Escusado sera de referir que para alem de ser uma obra prima da engenharia moderna, e' o tambem em termos de funcionalidade.
De um ponto vista mais pessoal, e' bastante agradavel, sair do espaco reduzido dum voo e entrar em espacos concebidos a pensar no nosso bem estar e ao nosso servico de forma muito funcional.
A passagem pelo Aeroporto Internacional de Kansai, estimula em nos uma dose de boa disposicao e serenidade, sentimentos adequados 'a descoberta da terra das Gueichas, dos Samurais e dos Shoguns!

Image hosted by Photobucket.com
espaco

Image hosted by Photobucket.com
eficacia

Image hosted by Photobucket.com
elos de ligacao

Image hosted by Photobucket.com
luz

Image hosted by Photobucket.com
comodidade

Image hosted by Photobucket.com
facilidade

Image hosted by Photobucket.com
seguranca

Image hosted by Photobucket.com
design

Image hosted by Photobucket.com
engenharia

Image hosted by Photobucket.com
ligacao ao exterior

Image hosted by Photobucket.com
conforto

Wednesday, October 12, 2005

O Sul e' mais quente

Diz-se que de modo geral, as pessoas do sul sao mais calorosas.
O Japao nao me pareceu ser excepção!



Os proximos posts serao olhares pessoais sobre Kansai, provincia do sul do Japao, salientando-se as cidades de Kyoto, Osaka, Kobe e Nara.

Thursday, October 06, 2005

Other sides of Tokyo...

Image hosted by Photobucket.com
Outros lados de Tokyo - Tokyo, Sep.2005

ps. deculpem la voltar-lhes as costas, vou ali a Osaka e a Kyoto e regresso aqui dia 12.

Wednesday, October 05, 2005

Tokyocontrastes

Para encerrar esta serie de posts dedicados a Tokyo, escolhi mostrar um pouco dos contrastes que compoem esta cidade, tornando-a ainda mais radical na sua forma de se apresentar aos que a visitam.
A cultura Japonesa foi talvez a que se sofreu a mudanca mais radical das ultimas decadas e Tokyo reflecte bem isso...
Image hosted by Photobucket.com
...onde a nova geracao esta' em pleno controle dos comandos!

Image hosted by Photobucket.com
No entanto, nas ruas passeiam-se ainda de lado a lado, 3 geracoes a 3 tempos, a tradicional do antigamente, a produtora do ontem e a criadora do hoje;

Image hosted by Photobucket.com
Tambem nos meios de transporte se pode ver estas 3 dimensoes...

Image hosted by Photobucket.com
Na arquitectura e’ ainda mais visivel, os arranha-ceus e criacoes arquitectonicas ultra-moderna enquadram-se com os templos;

Image hosted by Photobucket.com
Os produtores e criadores, sao o motor do Tokyo contemporaneo. E o efeito traz o futuro aqui e agora.

Os edificios gritam-nos
Image hosted by Photobucket.com
I’m Prada!

Image hosted by Photobucket.com
It's a Sony!

Image hosted by Photobucket.com
Ate’ os animais parecem ter acompanhado a velocidade com que os tempos avancam em Tokyo, vestem-nos como os humanos e quase que parecem reagir de semelhantes modos. Para se brincar ‘a bola com um cao, fazer-lhes festas por ele ter feito uma habilidade e ele reagir de contente e agradecer, e’ porque se trata de um robot.

Image hosted by Photobucket.com
Sim as maquinas ja teem um papel importante demais em Tokyo e quase tudo se consegue com o tocar de um botao e as pessoas consomem energia enlatada.

Image hosted by Photobucket.com
Uma fabrica de imagens estimulada com champagne!

Image hosted by Photobucket.com
Tokyo e’ talvez hoje a imagem do amanha dum mundo globalizado.

Mas... Tokyo e' muito mais do que isto!

Seria injusto da minha parte, deixar somente este angulo de Tokyo cheio de speed, sem tempo e todo ele artificialmente modernizado pela civilizacao futurista.
Image hosted by Photobucket.com
Tokyo tambem e’ ainda Zen.

Image hosted by Photobucket.com
E ainda e’ possivel passear em plena floresta no centro de Tokyo.

As descricoes aqui feitas sao meras janelas dum universo, condicionadas pela forma como se ve e o que se quer ver.
Nada pode substituir o olhar pessoal de cada um!
Boas Viagens!

Tuesday, October 04, 2005

Tokyo Billboards

A informacao em Tokyo ataca por todos os lados com formas impressionantes, quase agressivas.
O estimulo visual nao nos da' descanso e a actividade dos sentidos e' excitantemente provocada a cada instante:
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com

photos by me @ Tokyo - Sep. 2005

Monday, October 03, 2005

Aventuras nos Capsule Hotels

Ja estava ha' 3 dias em Tokyo e sentia que tinha conquistado algum dominio nos meus movimentos e descobertas. Ja tinha conseguido identificar a localizacao de dois Capsules Hotels (sempre util ter alternativa) e ate’ tinha tido a "ousadia" de entrar num para lhes perguntar as condicoes de alojamento. Estava satisfeito com as preparacoes que tinha feito e sentia-me preparadissimo para embarcar na aventura de passar a primeira noite numa capsula.
Por volta das 8:30 da noite entrei no Green Plaza Shinjuku, segui o ritual da casa, deixando os sapatos ‘a entrada e dirigi-me ao balcao para efectuar o "check-in".
O lobby quase que parecia a bolsa de Tokyo cheio de homens de negocios de fatos pretos, de pastas e sem sapatos. O negocio deste tipo de hotel esta’ concebido para homens de negocios que nao puderam por qualquer motivo ir para casa ao fim dum dia de trabalho e muitas vezes de copos. Os produtos ‘a venda no lobby assim o confirmavam: camisas, gravatas e roupa interior de homem.
Atendendo ao relativo baixo custo, escolhi uma capsula de 1a, sendo o custo da estadia de 4200 Yen. O atendimento foi excelente, profissional e eficaz, como se esperava num hotel deste tipo onde se processam cerca de 600 "check-ins" por noite e onde a maioria dos clientes chegam apenas ao fim do dia e pela noite dentro. Apos o pagamento dao-nos um pijama-kymono e as chaves do cacifo onde se guarda a roupa e bagagem pessoal (a pasta do portatil).
Como a noite ainda era uma crianca e em Tokyo ela parece nunca crescer, apos a voltita de reconhecimento das instalacoes (5 pisos de capsulas, 1 piso de restaurante e bar e 1 piso de spa), sai’ para a noite de Tokyo...
Alguns copos e bares depois, por volta das duas da manha achei que ja estava na hora de ir pro cassulo, ou melhor para a capsula, pois na manha seguinte tinha que deixar a caminha no maximo ‘as 9:30 (Os Capsule Hotels teem um chack-out obrigatorio ‘as 10:00 e encerram para limpeza ate’ ‘a noite).
Assim chego ao hotel e mudei de roupa, de acordo com a etiqueta local e fui dar uma vista de olhos ‘a capsula onde iria passar as proximas horas. Agradou-me bastante o que vi, o ambiente era silencioso e havia privacidade, fiquei contente por ter optado pelo "upgrade". Estava um pouco cansado e talvez alcoolicamente bem disposto, mas a adrenalina da noite de Tokyo nao me convidava a dormir. Tenho entao a brilhante ideia de ir tomar um duche e porque nao, usufruir das instalacoes do Spa. De certeza que depois duma sauna e dum "jacuzzi" iria dormir que nem uma pedra.
O Spa ocupa um piso inteiro, com piscinas de aguas a varias temperatures, "jacuzzis", saunas, banhos turcos, zona de massagens e coisas assim.
Ora bem, era mesmo isto que eu estava a precisar, um duche e logo a seguir uma sauna seguido dum Jacuzzi so’ pra mim. Estava eu neste deleite, quase a derreter e a sentir os primeiros sintomas de sonolencia, quando sou gentilemente abordado por um empregado do estamine’:

- があるのにあっさりした
- pois sim, mas sabe nao falo japones e por isso nao faco ideia do que me quer dizer.
- があるのにあっさりした
E volto a dizer-lhe, desta vez bem devagarinho para ver se ele me entendia:
- lamento... eu... nao... falar... japones... ARIGATO... BYE-BYE!

Afinal resultou, ele foi-se embora. Olho para o relogio e ja eram quase 3 da manha, mais um duche e estava prontinho para ir experimentar a tal capsula, que no estado em que estava, nem que fosse o tapete, queria era dormir.
Ja no duche, chegam dois senhores com ar de gerente ou coisa parecida e um diz-me com um tom tao doce que ate’ dava ternura:

- Desculpe meu caro senhor, lamento imenso de lhe dizer que o nosso hotel nao permite aceitar clientes com tattoos e o senhor tem uma tattoo no braco e por isso vou ter de o convidar a sair das nossas instalacoes. Lamento imenso, mas nao posso fazer outra coisa porque os meus colegas ja sabem que tem uma tattoo. E’ claro que lhe devolvemos o dinheiro a 100%.
- O_o

Image hosted by Photobucket.comDepois duma grande conversa e conhecendo um pouco desta cultura, cheguei ‘a conclusao que nao tinha qualquer hipotese de dormir um so minuto naquele hotel, naquela noite.
Eu ja’ sabia que nao eram autorizados tatuagens em certos Capsule Hotels, mas pensei que fossem as tatuagens de corpo inteiro, ja que sao associadas ‘a Yakuza (Mafia Japonesa), mas enganei-me. O senhor explicou-me gentilmente que seria muito dificil estabelecer um criterio e para evitar a presenca da Mafia (como se eles fossem todos tatuados) tinha que excluir todas as tatuagens. Disse-me tambem que se eu tapar a tatuagem nao terei problemas em la’ ficar ‘a proxima.
‘As 3:30 da manha estava de novo na rua com armas e bagagens - turista sofre!
E’ assim a vida, nada esta’ garantido, nem aquilo que planeamos com tanto cuidado e por isso e’ bom ter sempre um plano alternativo, para ser accionado em caso de emergencia. O conhecimento da existencia do tal 2o Capsule Hotel, era a unica alternativa ‘aquela hora, mas desta vez, nao poderia cometer o mesmo erro, iria simular a tatuagem caso fosse ao Spa.
Image hosted by Photobucket.comEram 4 da manha quando fiz o "check-in" no Shinjuku Kuyakusho-mae Capsule Hotel, e sem mais duches e sem mais nada, eram 4:15 quando finalmente me instalei na capsula...

-_- zzzzzz

Dormi tao bem, so acordei no dia seguinte com os aparelhometros electronicos que tinham sido programados para o efeito. E’ de salientar as excelentes condicoes de higiene, o conforto do colchao, almofada e edredon; optima circulacao de ar e a comodidade de ter tudo ‘a mao, a apenas a um toque de botao. O isolamento sonoro tambem e’ melhor do que aquilo que eu esperava neste tipo de instalacoes.
Antes de partir para mais um dia intenso nas ruas de Tokyo, fui evidentemente usar o Spa, desta feita com um lenco atado no braco. Se me perguntassem alguma coisa diria-lhe que era style, toque pessoal, sei la... Mas nao foi preciso, afinal havia outros clientes com tattoos, este hotel nao descrimina!

E’ sem duvida uma experiencia recomendada, uma forma de viver um pouco a cultura japonesa dos dias de hoje e talvez a cultura das mega-metroples do amanha.

Image hosted by Photobucket.com
A cela, perdao, a capsula.

Image hosted by Photobucket.com
Vista para o interior da capsula - Central de comandos.

Image hosted by Photobucket.com
Vista do interior da capsula - A programacao da tv era apenas japonesa.

photos by me @ Tokyo - Sep. 2005

The day after...

O Longwang (Rei Dragao em Mandarin) fustigou ontem a Formosa, com chuvas fortes e ventos na ordem dos 230 Km/h (intensidade semelhante ao do furacao Katrina). Este tufao teve a particularidade de chegar 'a ilha quase em simultaneo com um sismo de 5.4 na escala de Richter, deixando os habitantes da costa ocidental em panico e hesitar entre o sair das suas casas e expor-se a ventos ciclonicos ou ficar em casa sujeitos a uma eventual derrocada.
Felizmente Taiwan aguentou-se bem e os estragos foram minimos, tendo-se contudo, registado 1 morte.


photo by Yu Tai-Lang - Taipei Times
A sedan car lies upside-down on top of a mini van on the side of a road yesterday in Hualien after Typhoon Longwang lashed the city.

Longwang - Mandarin for "dragon king" - made landfall near Hualien at 5:15am yesterday morning, packing winds up to 230km/h, comparable to those of Hurricane Katrina.