Monday, December 11, 2006

Cidade Obra

Como ja’ referido aqui, estao a decorrer os 15 Jogos da Asia, competicoes olimpicas entre os paises da Asia. E’ a primeira vez que um evento deste genero e’ organizado e esta’ a decorrer num pais do Medio Oriente.
Para poder acolher este evento, a cidade de Doha sofreu remodelacoes radicais, tendo sido quase toda reconstruida nos ultimos 3 a 5 anos. Deitaram-se abaixo casarios velhos, para se construirem edificios novos e alargarem-se as estradas existents e abriram-se novas vias rodoviarias.
Para alem deste necessario amelhoramento e modernizacao, a exploracao do petroleo e da relativamente recente descoberta da enorme fonte de gaz natural, bem como a vontade de competir com a vizinha Dubai, provocou em Doha um crescimento descabido em todas as areas da cidade, transformsando-a num dos maiores estaleiros de obra do mundo. Junto ao mar, numa extensao de 4 a 5 kms, erguem-se em simultaneo, dezenas de torres e arranha-ceus, aparentando ao longe, ‘a noite ou ainda em campanhas de promocao do pais, uma verdadeira metrople cosmopolita. Na realidade, nao passa duma gigantesca obra, nao acabada ‘a tempo para poder ter sido abertamente exibida ao mundo, durante o periodo em que decorrem os Jogos da Asia.
As novas estradas foram planeadas na velha escolha, que nao teve em consideracao o transito infernal que as circula. Foram construidas rotundas em vez de semaforos e o transito esta’ constantemente bloqueado nestes muitissimos pontos da cidade. Com a percepcao do erro, tentaram-se substituir as rotundas por semaforos, mas como nao se acabaram as obras antes do inicio dos Jogos da Asia, optou-se por colocar semaforos em rotundas, como se um cruzamento normal se tratasse, o que veio obviamente piorar a situacao.
Os mapas da cidade disponiveis mostram estradas que ainda nao existem ou nao foram acabadas. As que foram acabadas nao teem qualquer sinal de indicacao, nome ou direccao, sendo a conducao aqui so possivel, por instinto ou aprendizagem com erros constantes. As novas vias, sendo de 3 a 6 faixas de rodagem permitem velocidades mais elevadas e sao frequentemente utilizadas pelos locias como se fossem pistas de Formula1.
Chegamos entao ‘a aldeia olimpica. Ai’ as zonas perifericas, nao foram acabadas nem acessos seguros (tuneis ou pontes aereas) foram previstos, obrigando as pessoas a estacionar em terrenos baldios e atravessar a pe’ estaleiros de obras e vias rapidas em jeito de auentica missao suicida. Dentro da aldeia olimpica, o trabalho aparente estar mais ou menos acabado, mas mais uma vez ai’ faltam as infrastruturas e os services de apoio aos vistiantes. As casas de banho sao rarissimas e quando as ha’ nao estao dimensionadas para o espaco onde se inserem. Nao e’ permitido levar qualquer tipo de comida (ate’ os rebucados tiram ‘as criancas) nem de bebida e pontos de venda de comida ou sao rarissimos e basicos (apenas vendem cholocolaates batatas fritas e refrigerantes) ou mais habitual, nao existem mesmo.
O pessoal que circula no recinto de fato treino amarelo, destinam-se a prestar apoio ao publico, mas a maior parte das vezes que experimentei os seus services, ou fui mal informado ou entao nao sabiam mesmo a resposta. A maioria sao pessoas da India, Sri Lanka e Filipinas (por habitualmente falerem razoavelemente bem a lingua inglesa). Existem tambem alguns ocidentais (os que dirigem a “orquestra por traz do palco”) que me confessaram que ninguem teve formacao para o posto que ocupam.
A razao porque registo isto aqui, e’ simplesmente porque os media comunicam constantemente a toda a hora, a impecavel organizacao e condicoes em que estao a decorrer estes jogos, as extraordinarias instalacoes desportivas e alojamento dos ateletas e lanca autentica campanhas de propaganda, promovendo estes jogos comos os maiores e os melhores organizados ate’ a data. Segundo os media, tudo e’ perfieito para alem das expectativas, tudo ficou pronto, bonitinho e funcional. Toda a gente esta’ tao contente, mas mesmo tao contente que ate’ ja’ se fala que Doha vai apresentar candidatura aos Jogos Olimpicos de 2016!
Fico chocado quando oico esta lenga lenga na radio, e estou em engarrafamentos de transito, por vezes 1 ou 2 horas, ou me perco porque a estrada deixa de o ser, acabando abruptamente e sem aviso previo num estaleiro!
Como e’ possivel tantos paises e medias estarem aqui representados e nao haver um jornalista que faca uma reportagem honesta ‘a cerca das condicoes em que estes jogos estao a decorrer!
Falhar e’ humano e deveria-se desculpar quando se sabe ‘a partida que se esta’ a tentar construir um pais desenvolvido em pleno deserto paisagistico e academico.
Tudo seria aceitavel, se houvesse um pouco de mais sinceridade!
Quanto ‘as instalacoes desportivas foram acabadas a tempo e as competicoes estao a decorrer na sua normalidade. As medalhas, essas vao na sua esmagadora maioria para o sudeste Asiatico, ou seja China, Japao e Coreias. Os paises do Medio Oriente, nao teem ateletas na maior parte dos desportos e quase que nao teem ateletas femeninas.
Nos proximos posts tentarei colocar aqui fotos dalgumas competicoes, entretanto ficam aqui algumas fotos ilustrativas do estado da cidade-obra.

Photobucket - Video and Image Hosting
Zona periferica da aldeia olimpica

Photobucket - Video and Image HostingPhotobucket - Video and Image HostingPhotobucket - Video and Image HostingPhotobucket - Video and Image Hosting
Zona periferica da torre da chama olimpica

Photobucket - Video and Image HostingPhotobucket - Video and Image Hosting
Acessos 'a aldeia olimpica

Photobucket - Video and Image HostingPhotobucket - Video and Image Hosting
Estacionamentos publicos


photos by Nic @ Doha, Qatar - Dec.2006