Friday, August 05, 2005

Oh Canada!

E' impossivel nao se sentir orgulhoso de ser cidadao dum pais que promove diversidade aberta em vez de diplomacias falsas e hipocritas, humildade e respeito por todos em vez de arrogancia e supremacia. Estas duas realidades opostas, existem de lado a lado no continente da America do Norte.
Muitas vezes, os Canadianos sao confundidos com os americanos mas a historia recente, veio finalmente vincar e tornar conhecidas a nivel internacional, as enormes diferencas entre os dois paises da America do Norte.
Hoje o mundo inteiro ve claramente as diferencas abismais entre as politicas e povos do Canada e os EUA.

O orgulho canadiano e' humilde, silencioso, discreto, interior e respeituoso. Nao se exibe nem se auto-aclama e nem se impoem. Abraça e convida a compartilhar! E' apenas um contentamento geral de se pertencer a uma sociedade que trabalha a todos os niveis para que tod@s tenham as mesmas oportunidades 'a partida e esta' aberta a tod@s.
Mais uma vez, nao resisto em dizer que admiro imenso a mentalidade social e politica dominante e promovida no Canada.
A coexistencia, respeito e admiracao pela diversidade aprende-se (de forma activa) nas escolas do Canada!
Nao e' necessario acreditar em demagogias, basta olhar e ver o que se passa por la'!
Image hosted by Photobucket.com
Michaelle Jean - Canada's Next Governor-General
(photo from The Gazette)

O proximo chefe de Estado do Canada (o equivalente ao Presidente da Republica em Portugal) e' a Senhora Michaelle Jean de 48, ex-jornalista da cadeia de televisao CBS. Michaelle nasceu no Haiti, emigrou junto com a familia para o Canada (Montreal) em 1968. Foi a primeira mulher de raca negra, a apresentar as noticias na CBS, e agora, a primeira mulher de raca negra a ser eleita Governador do Canada!
O Canada lidera e ultrapassa o vizinho do sul, em exemplos a seguir para uma humanidade mais justa!
Parabens Michaelle, parabens Canada!
"There was always a solution, and even in adversity, laughter. They recovered from one disaster after another with such humour. I know the real builders are found elsewhere than in ivory towers.
I have the feeling that a page of history was written just by my simple presence. It would have been unthinkable not so long ago that someone like me would occupy the position I have now."

Michaelle Jean in The Gazette - Montreal

Thursday, August 04, 2005

Tripping in the Sahara - part II

Image hosted by Photobucket.comA vida vai-nos ensinando a viver, nem sempre da forma mais facil.
Foi assim que aprendi que as fronteiras nem sempre sao linhas ou barras de alguns metros, as vezes as fronteiras teem kms de largura.
O_o
Deixamos ir embora o nosso meio de transporte, e agora?!
Ficar sentado 'a espera que os nossos problemas se resolvam, nem sempre produz o resultado esperado... muito menos faz com que apareça o transporte desejado!
Do outro lado da "fronteira" avista-se areia apenas. Ao longe o horizonte borbulha num inferno em chamas, e' suposto ser la' a "fronteira" da Tunisia. Image hosted by Photobucket.comDeste lado o cenario nao e' muito diferente, para traz fica um oceano de areia.
Atravessar a pe' 4 kms duma zona militar do Sahara ou tentar arranjar maneira de voltar para ElOued?
Os tanques de guerra e os soldados fazem-nos lembrar a razao pela qual nos encontramos em tal situacao e ajuda-nos a tomar a decisao.
Voltar para traz para um pais em turbulencia sob uma iminente guerra civil que ameaca fechar as fronteiras?
Nao, fomos a pe'!
Image hosted by Photobucket.com
4 kms de silencio com pouca agua, muito calor, vento e areia.
Nao sei quanto tempo exacto demoramos, mas pareceu uma eternidade, pois tinhamos consciencia de que estavamos a andar entre o alvo e o atirador.
Ao comecar a avistar-se a caserna militar da "fronteira" da Tunisia, notava-se um certo alarido e essa excitacao preocupava-nos.
Felizmente tudo correu bem ate' chegarmos ao fim da "no man's land". Do lado da Tunisia esperavam-nos uma grande recepcao: 5 ou 6 soldados aborrecidos de tedio que finalmente iriam ter algo para fazer: investigar a chegada de dois furasteiros.
Passado menos de uma hora de entrevistas e inspeccao das bagagens (mochila), estava preso, acusado de ter dupla nacionalidade e de trafico ilegal de jornais (trazia jornais argelinos na mochila).

Tuesday, August 02, 2005

Tripping in the Sahara

Image hosted by Photobucket.com
Nic em El-Oued, Argelia

Ha uns anos passeava-me no deserto do Sahara.
Uma subita partida de Alger levou-nos a ir passar uns dias a uma cidade-oasis do Sahara Argelino, El Oued.
A certa altura sentiamos que deveriamos partir e la' conseguimos uma boleia para a fronteira mais proxima, a cerca de 80 kms a leste de El-Oued. O carro que nos trouxe ao avistar os tanques militares deixou-nos a uma certa distancia, deu meia volta e partiu.
Quando as tropas argelinas nos perguntaram como e' que iamos para a Tunisia, nao percebi a admiracao quando lhes respondemos que iriamos atravessar a fronteira a pe'.
So depois percebi, quando nos explicaram que se tratava de uma fronteita militar e por razoes de seguranca, existia naquele local, entre a Argelia e a Tunisia uma zona de 4kms designada por "no man's land" para defesa e seguranca militar.
O_o

(...)

Monday, August 01, 2005

Tripping in Ilha dos Pescadores - Part VI - Chimei Island (Seven Beauties)

Termino hoje a serie de posts sobre arquepelago das Ilhas dos Pescadores. Termino com a visita 'a ilhota Chimei (a das setes belezas).
Image hosted by Photobucket.com
Double Heart - Chimei Island - Jun.2005

Uma ilhota carregada de lendas exoticas e amorosas, onde o amor, as suas causas e as suas consequencias sao proclamados!

Image hosted by Photobucket.com
A solo swim in double hearts - Chimei Island - Jun.2005

The southernmost island of the Penghu Archipelago is Chimei island (...) It was named after seven local beauties who, according to legend, killed themselves by jumping into a well rather than lose their chastity to marauding pirates. The site of the well is now revered as the tomb of the seven.

Durantes este fim de semana nas Ilhas dos Pescadores...

Image hosted by Photobucket.com
por instantes o tempo parou

Image hosted by Photobucket.com
e a natureza estagnou

Image hosted by Photobucket.com
mas foi tudo por instantes, na realidade o tempo nao espera, nao nos deixa ficar parados e tivemos de partir

Image hosted by Photobucket.com
num barco carregado de memorias das ilhas dos Pescadores.