Saturday, February 12, 2005

Missao cumprida

Muito se passou e quase perdi a esperanca de voltar a encontrar a escola sem paredes. Mas finalmente apos 3 horas na estrad la' encontrei a escola.
Desta vez levava quantidades suficientes de material escolar (cadernos, canetas de filtro, lapis de cor e lapis de cera), escovas de dentes, pipocas e amendoins.
Desta vez sabia melhor como organizar a distribuicao: pedi que pusessem as criancas numa fila e 'a medida que recebiam um objecto voltassem novamente a formar outra fila. Primeiro distribui as canetas e lapis, em seguida os cadernos, depois as escovas de dentes e finalmente as pipocas e amendoins.
Foi uma alegria, parecia Natal e era para aquelas criancas.
Todas as criancas diziam "than you" e os sorrisos iam-se intensificando 'a medida que passavam novamenete 'a recolha do objecto seguinte.
Quando chegou 'a vez das pipocas e amendoins, ja' davam pulos de alegria e gargalhadas.
Desta vez todos receberam igualmente.
No fim, a excitacao na escola sem paredes era tal como o recreio de qualquer escola com paredes.
Ja me vinha embora quando um miudo dos seus 3 anos corre em direccao ao carro e grita: TANK U... TANK U... BYE-BYE-BYE-BYE
Sorrio-lhe com os olhos a brilhar e pensar qi\ue hei-de voltar um dia, digo-lhe: thank you to you too, bye-bye
Tal como a Cris comentou, estas criancas deram-me muito mais do que o pouco que lhes dei!

Friday, February 11, 2005

Obrigado

Queria agradecer a todas e todos que me teem ajudado moralmente nesta viajem com os vossos comentarios simpaticos. Com voces por aqui, nem parece que ando a viajar sozinho!
Obrigado por aparecerem.
Nao tenho tido meios para poder responder mas quando voltar hei-de faze-lo e compartilharei com tod@s alguns momentos e fotos vividos por aqui.
Ontem fiquei em Galle, dentro da fortaleza, pois nao sofreu qualquer dano com o embate do tsunamai. O mesmo nao se passou com a zona fora da fortaleza que esta praticamente arrasada.
Hoje vou 'as compras para tentar arranjar quantidades suficientes de material escolar e voltar ainda hoje 'a escola sem paredes.

Thursday, February 10, 2005

Uma escola sem paredes

Nesta escola de paredes arrancadas, estao alojadas 25 familias incluindo cerca de 50 criancas. Sao familias incompletas, a todos lhes falta alguem. A fatalidade que sofreram manteem-nos unidos como uma grande familia.
Do outro lado da escola, esta' um mar azul turques, tao calmo, tao inocente, tao dificil de se imaginar a tragedia que teve lugar aqui mesmo dentro desta sala d'aulas agora sem paredes.
Tantas maos estendidas, olhos melancolicos a querem sorrir.
No meio da agitacao ansiosa para receberem algo, e' tocante observar-se a solidariedade das criancas mais velhas a trazerem para a frente os mais pequeninos, que ficam para traz rendidos ao habito de serem vencidos.
As caixas de lapis de cor, as canetas de filtro e as roupas depressa desaparecem. Olho em frente e vejo a desilusao dos que nao receberam. Acabo por dar o saco, a mochila, as canetas, os lencos de papel e tudo o que me restava mas mesmo assim nao chegou para todos.
Quando se aperceberam de que ja nao restava mais nada, nao protestaram apenas sorriram mas os olhos continuaram melancolicos. A atitude destas criancas, de compreensao e aceitacao de nada receberem ainda mais tocante e'.
Vou ter que fazer algo para que estes sorrisos tristes se tornem em sorrisos alegres.
Nao me posso ir embora assim.

Wednesday, February 09, 2005

No Sul...

As vezes e' necessario sorrir quando na realidade se tem uma enorme vontade de chorar.

Monday, February 07, 2005

Pro Sul

Gostaria de poder ir a todo mas o tempo e' limitadao. Tive que escolher e decidi de ir para o sul. Parto dentro de alguns minutos para Galle, cidade quase toda destruida pelo tsunami, 'a excepcao da fortaleza construida pelos portugueses no sec. XVI
A partir de hoje, nao deverei ter grandes hipoteses de ter acesso 'a internet.
Voltarei quando for possivel.

Sunday, February 06, 2005

Colombo

Nao e' facil ou mesmo possivel ate' agora encontrar um sitio que tenha acesso a internet. O hotel onde estou so tem dois computadores com modem e estao quase sempre ocupados pelo pessoal da cruz vermelha.
Passei ontem o dia a visitar varios zonas de Colombo, essencialmente bairros pobres mas sempre com gentes a sorrir.
Durante este contacto com as pessoas, senti que vou ter que gerir bem o pouco que tenho para dar, pois nao chega para todos e a necessidade gera por vezes agressividade.
Acabou-se tempo d'antena, vou ter que ficar por aqui...
Volto assim que puder.