Thursday, February 10, 2005

Uma escola sem paredes

Nesta escola de paredes arrancadas, estao alojadas 25 familias incluindo cerca de 50 criancas. Sao familias incompletas, a todos lhes falta alguem. A fatalidade que sofreram manteem-nos unidos como uma grande familia.
Do outro lado da escola, esta' um mar azul turques, tao calmo, tao inocente, tao dificil de se imaginar a tragedia que teve lugar aqui mesmo dentro desta sala d'aulas agora sem paredes.
Tantas maos estendidas, olhos melancolicos a querem sorrir.
No meio da agitacao ansiosa para receberem algo, e' tocante observar-se a solidariedade das criancas mais velhas a trazerem para a frente os mais pequeninos, que ficam para traz rendidos ao habito de serem vencidos.
As caixas de lapis de cor, as canetas de filtro e as roupas depressa desaparecem. Olho em frente e vejo a desilusao dos que nao receberam. Acabo por dar o saco, a mochila, as canetas, os lencos de papel e tudo o que me restava mas mesmo assim nao chegou para todos.
Quando se aperceberam de que ja nao restava mais nada, nao protestaram apenas sorriram mas os olhos continuaram melancolicos. A atitude destas criancas, de compreensao e aceitacao de nada receberem ainda mais tocante e'.
Vou ter que fazer algo para que estes sorrisos tristes se tornem em sorrisos alegres.
Nao me posso ir embora assim.

No comments: