Thursday, July 21, 2005

2 anos a tripar com o Tripping

Hoje o Tripping Out of My Space completa dois anos.

On Monday, July 21, 2003 I started this blog with this statement:
Tripping is living...
When you travel to the unknown your senses seem to become sharper, ready to capture the novelty.
Tripping out of my Space is a space where I will be sharing with all of you my thoughts and opinions generated during travels in mind and space.


Um ano depois, em Julho 2004, foi assim:
It has been a year and a week that I wrote the above and I still believe on it, however there is more in life than just novelty, there is the load that you accumulate and are not able to discharge to replace it with the new.
Some loads stay forever even if it has left you.
Now I am learning how to let it go when in fact I would give everything to have it back again... life contradictions or maybe life addictions!
I know if I succeed, I will be rewarded and the new load will erase the pain of loosing and bring the joy of discovery again!
I am trying and I will get there.
Always tripping, always living!


Este ano, para celebrar o 2o ano da existencia do Tripping, resolvi fazer um balanco dos posts mais marcantes do ano que acaba de completar. Eis as viajeans com as quais tripamos de ha' 1 ano para ca':

Em Julho de 2004, o “Opinioes”(nick usado na altura) estava em ferias no Canada e Estados Unidos, em visita da familia, amigos e Madonna. Nesse mesmo mes fica em estado de heart broken
e publica alguns posts designados pela giria da blogosfera lusa, post de lamechas, de umbigo ou pessoais.




Em Agosto, comecam os Jogos Olimpicos em Atenas e o tufao Aere quase varre Taiwan do mapa.





Em Setembro, tripou-se em Hong Kong, Nova York e Montreal.
As chuvas mais uma vez inundam Taiwan (isto afinal e’ uma constante por estas bandas nos ultimos tempos) e o meu irmao fez anos.


Em Outubro comemorou-se o dia nacional da Formosa, fez-se uma viagem ao coracao da Formosa, houve um post do caralho, um sismo de magnitude 7 da escala Rishter e Taipei comecou a assemelhar-se com Veneza.


Em Novembro, Tripping muda de visual de forma accidental e o Opinioes muda de casa de forma real. O reconhecimento do terreno na nova area ocupa com prazer uma boa parte deste mes, incluindo os templos magnificos e os jardins tropicais.
O filme “Fleeing by Night” fez-me tripar e mereceu um post. Nesta altura ha varias pessoas que leem o Tripping e perguntam-me quem eu sou e o que faco aqui, decido nao cantar a musica do Paulo de Carvalho mas abrir uma janela para o percurso de vida que me trouxe ate’ aqui.
Era o Beaujolais Nouveau e o vinho ou talvez a quantidade, tambem de forma nao habitual fez-me reflectir sobre aquilo que popularmente se designa por deus.
Regresso ‘a minha arvore favorita.
Vai-se a Toquio conviver com a revolucao cultural japonesa.
Dou a cara no Vietnam
Faco o balanco dos paises visitados e conto na altura 42.

Em Dezembro recorda-se o Vietnam, o Tibete, Singapura e Koh Phra Thong, uma pequena ilha daTailandia que algumas semanas depois viria a ser arrasada pelo tsunami.
O tufao Namidol vem for a da epoca e arrasa Taiwan. Continua-se a tripar com o parque de Tainan. E pela primeira vez, Tainan veste-se de natal e como primeira vez, comete algumas gafes.
Faz-se o balanco do ano de 2004, elege-se a foto preferia e encerra para ferias de Natal.

Ate’ aqui o Tripping era escrito em Ingles, devido ao contacto limitado com pessoas lusofonas e com Portugal. Esta lacuna veio a preencher-se com a interaccao de varios blogues de autores portugueses.
Durante as ferias de Natal em Portugal estabelece conhecimento pessoal com varios bloggers portugueses.
Apos esse contacto directo com blogguers lusofonos o Tripping passa a ser escrito quase todo em portugues.

Em Janeiro, como consequencia do tsunami no sudeste da asia e conhecendo pessoas que foram directamente afectadas, inicio a colaboracao com algumas formas de ajuda: aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.
Recordo os primeiros encontros pessoais com bloggers durante as ferias de natal em Portugal e revisito Coimbra, Porto, Leiria e Lisboa.
Entro em contacto com outros bloguers que tripam fora da terra deles.
Revisita-se Hong Kong e acaba-se o mes na Irlanda.



Fevereiro comeco entre as brumas e o chocolat e inicia-se uma viagem marcante a nivel emocional: o Sri Lanka post tsunami.



Em Marco, as varias formas de beleza registadas no Sri Lanka continuam a predominar.
Revisita-se Hong Kong, da-se a volta ‘a ilha de Taiwan e o meu melhor amigo foi-se embora.


Em Abril, ainda o Sri Lanka, apresentavam-se arranha ceus habitados e subia-se ao edificio comercial, mais alto do mundo, o Taipei-101.
Aparece no trpping, o segundo post do caralho.
O blogue H2O lanca um concurso fotografico e atribui o primeiro lugar a uma foto to tripping, o que me inspirou a revisitar o Tibete.



Em Maio continua-se com a revisita do Tibete, sonha-se ainda com o Sri Lanka e inicia-se com as Coreia uma serie de posts dedicadas a uniformes militares.
O Opinioes muda de e para Nic.


Em Junho a serie de post de fardas militares continuam.
O festival do Barco do Dragao foi anulado devido ‘as fortes chuvadas (que quase nao pararam ate hoje). Estou a ler “Ate Amanha Camaradas” e Alvaro Cunhal morre.
Com a chuvas fica-se mais por casa e revisita-se o passado iniciando-se uma serie de post duma magnifica viagem ao Cambodja.
Finalmente depois de varias tentativas falhadas devido ao mau tempo, arrisca-se e parte-se para as ilhas dos pescadores ao largo da costa occidental de Taiwan.

Em Julho fez-se refencia ao dia nacional de Hong Kong e Canada, inicia-se uma serie de post dedicados ao fim de semana na ilha dos pescadores e para terminar a ronda pelo 2o ano de existencia do Tripping, acaba-se com a tempestade do ano, a passagem do tufao Haitang por Taiwan.

Um registo de viagens fisicas e emocionais, expostas aqui para compartilhar, hoje reflectir e para mais tarde recordar.
O motor deste percurso e' o acreditar e fazer para que isto aconteca:
O que pode ser imaginado, pode ser conseguido!
What can be imagined, can be achieved!


Obrigado a tod@s e boas Viajeans!
Nic

Wednesday, July 20, 2005

The day after tomorrow

O tufao foi-se embora mas o caos continua. As chuvadas sao intensas ao ponto de tornarem as autoestradas em autenticos rios de caudavel e correntes consideraveis. O ceu esta cinzento carregado, nao havendo qualquer sinal que exista uma estrela proxima de nos que se chame sol. A trovoada e relampagos sao mais assustadores que um bom filme de terror, pois desde ontem 'a tarde (ha' 24 horas) que os raios caiem frequentemente por toda a parte bem perto, seguidos de estrondos de rebentar os timpanos e de fazer tremer o predio todo.

Although the storm became weaker than was originally expected, the weather bureau warned that Taiwan was not out of the woods just yet

PS. 4 vitimas mortais e' o balancao ate'agora.

Tuesday, July 19, 2005

The Day After...

Eu estou bem mas Taiwan acordou hoje assim:

Tainan
A cidade esta' coberta de folheagem verde, como se uma procissao fosse desfilar. As palmeiras de pe', parecem prumos despidas das folhas. Avenidas inteiras antes ladeadas de arvores centenarias, estao hoje nuas com as arvores caidas, arrancadas de raiz.


Taipei
A distruicao e' geral pela ilha, sendo os mais afectados aqueles que tinham condicoes de vida mais precarias.



For the stories, click on the photos by Taipei Times.

Monday, July 18, 2005

Guerra dos Mundos em Taiwan

La' fora e' um caos total, o vento bate furiosamente levando tudo pela frente, para alem da chuva que fustiga horizontalmente, outros objectos nao identificados sao levados pela frente e de vez em quando batem nas janelas aqui em cima no 11o andar.
Desde ontem 'a noite que Taiwan esta' sob ataque do HAITANG, classificado de "super-tufao", um dos maiores a atingir Taiwan nas ultimas decadas.
Durante a noite foi impossivel dormir de forma descansada, com o barulho do vento e com o receio que a janela sacada se estilhassa-se sobre a cama (em Taiwan nao ha precianas). Cada vez que adormecia, acordava com estrondos e com pesadelos que estava a ser estilhacado com vidros.
Ha' 24 horas que estamos sob prisao de domicilio. De inicio via a tempestade como uma demonstracao espectacular da natureza agora receio que os vidros das sacadas nao aguentem o embate duma forca invisivel assustadora que teima a pressitir.
Para alem da grande potencia deste tufao, o seu percurso tambem nao esta a ser normal. Vindo do Pacifico, aproximou-se lentamente de Taiwan e quando o olho da tempestade atingiu a costa leste da ilha, inverteu o sentido e ficou a rondar a ilha, atrazando o seu percurso normal e empatando sobre a ilha, a sua capacidade de destruir. Um tufao atinge as velocidades maximas do vento, junto 'a sua parte central. O olho do tufao e' caracterizado por uma calmaria temporaria ate' que venha a segunda metade. Ate' ao momento, a viloencia do estado do tempo la fora nao acalmou, tem vindo a piorar desde ontem 'a noite o que significa que o olho do tufao ainda nao atingiu Tainan (costa ocidental).
As condicoes dentro do apartamento comecam a deteriorar com a agua a entrar pelos aparelhos do ar condicionado; o vento entra por tudo o que sao juntas de portas e janelas. Tem-se uma sensacao que se esta' numa cabine pressuriorizada, como se fosse um aviao. Cada embate mais forte nas janelas e porta, sente-se dores de ouvidos como se o tufao quisesse entrar nas nossas cabecas.
Um pouco por toda ailha, a distruicao e' uma constante. Tenta-se deseperadamente lutar contra a forca dos ventos e agua, tentando proteger as ruinas de muitas casas e comercios, onde ainds se refugiam pessoas.
Estamos sob ataque, numa guerra entre dois mundos, o do homem e o da natureza, porenquanto o ultimo esta' a vencer mas sera' uma questao de tempo e tudo ha-de se calmar!

Imagens tiradas da prisao domiciliar 11o andar em Tainan) por volta das 15:00:
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com

Sunday, July 17, 2005

Super Tufao Haitang aproxima-se de Taiwan

Sao 23:50 de domingo em Taiwan.
Taiwan esta' em estado de alerta pela primeira vez na historia, um tufao vai afectar a ilha toda de norte a sul. Acaba de ser anunciado a paralizacao total da ilha de Taiwan, devido 'a aproximacao do tufao HAITANG.
Considerado um dos mais violentos dos ultimos anos, o tufao Haitang foi classificado de "Super-Typhoon" com velocidades do vento da ordem dos 250 Km/h.
Todos os aeroportos da ilha foram ja encerrados. Todos os servicos de transporte terrestres (comboios e autocarros) estao suspensos. Todos os habitantes de Taiwan estao avisados para ficarem em casa nas proximas 24 horas e proteger o melhor possivel janelas e portas contra a furia dos ventos, prevendo-se que serao exageradamente fortes acompanhados de chuvadas intensas.
La fora o vento ja sopra com uma furia assustadora, as janelas vibram, a chuva e' intensa, enfim vai ser uma noite de tempestade e tudo isto antes do tufao chegar (previsto para amanha de manha).
Resta-nos esperar pelo melhor e que ninguem perca a vida na travessia violenta desta tempestade.
Para mais informacoes actualizadas clique aqui.