Saturday, May 01, 2004

Hoje a Europa dos 25 tornou-se realidade!





Today is an historical day for Europe. 10 new countries are joining the European Union:
Cyprus, Czech Republic, Estonia, Hungary, Latvia, Lithuania, Malta, Poland, Slovak Republic and Slovenia.

Welcome to the European Union!


Friday, April 30, 2004

Integracao Cultural - da "Honey Moon Period" 'a Aculturacao

Um post interessante no blog do MVA, entitulado "O sonho da globalização (ou da blogalização?)" deu origem a varios comentarios entre os os quais, o do Luís Mendes.
O meu comentario ao post do MVA e nomeadamente ao do Luis continha a seguinte mensagem:

"A certa altura a lingua deixa de ser o elemento principal na comunicacao, adequirem-se tecnicas de comunicacao que se adaptam 'as diferentes culturas e faixas socio-profissionais.
Hoje consigo comunicar com certa facilidade em diversas culturas Asiaticas sem necessariamente saber falar. "


' a qual o Luís me enviou um e-mail com as estas perguntas:

"Gostava de conhecer melhor como fazes isto - que tipo de comunicação estabeleces sem usar a língua, com que fins se processa essa comunicação, como resolves o 'conflito' intercultural."

Como acho o assunto fascinante e bastante relevante 'a situacao do mundo de hoje, podendo assim interessar outros leitores deste espaco, decidi de elaborar uma resposta ao Luis e publica'-la aqui.

O texto a seguir e' baseado apenas em experiencias pessoais e nao sao teorias provadas.
Apenas o divulgo com a intensao de compartlilhar a minha experiencia pessoal de como aprender a gerir conflitos interculturais:

Honey Moon Period
Quando chegamos a um pais estrangeiro trazemos nas nossas bagagens as nossas crencas, padroes, valores, cultura, educacao, formacao, etc... Estas ‘pecas’ constituem o nosso paradigma ou seja a nossa forma propria e pessoal de ver o mundo.
Nessa altura achamos tudo diferente, ora estranho, ora exotico e iniciamos uma fase intensa de descoberta. Quase nos esquecemos daquilo que estavamos habituados e nao temos agora, pois entretemo-nos a descobrir a nova realidade.
Uma pessoa que viaje durante um curto espaco de tempo, em geral nao passara desta fase. A pessoa sentir-se-a excitada e utilizara expressoes do genero “Que lindo!”, “Que engracado!”, etc…

Adaptacao Resistente
Independentemente da nossa capacidade de adaptacao ao novo meio, o desconforto inerente a essa adaptacao sera quase inevitavel. Este desconforto e’ causado pelo processo de aprendizagem constante e intenso a que estamos sujeitos acrescido de uma ‘ressaca’ de nao termos ao dispor aquilo que estavamos habituados a ter: a comida, os locais, a informacao, a arquitectura, as pessoas os habitos e costumes, etc. Nessa altura descobrimos a importancia e o valor de pequenos pormenores que ate’ ai tinhamos desconsiderado. Sentimos a falta do ‘nosso mundo’ (comfortable zone).
A euforia inicial da descoberta comeca a ser a pouco e pouco, substituida por um desconforto causado pelo stress da adaptacao e pela saudade do ausente.
Da forma superficial com que olhavamos o que nos rodeia, comecamos a tomar mais atencao ao pormenor. Nesta fase, a nossa interpretacao do que nos rodeia ainda e’ condicionada pelo nosso paradigma (trazido nas nossas bagagens) e pelo nosso desconhecimento da realidade onde nos encontramos.
Comeca-se a notar imensas coisas que nos parecem, segundo a nossa logica, estranhas, sem sentido e ate irritantes.
Nesta fase os niveis de stress aumentam e tem-se uma grande tendencia a ver o lado negativo daquilo que nos rodeia, a critica e’ constante e a resistencia ‘a integracao e’ fortificada. Temos ainda muita tendencia a elogiar o que deixamos atraz e associamo-nos a tudo que seja representativo desse ‘nosso mundo’. A pessoa nesta fase, tem a tendencia de sentir-se pessimista e critica e utilizara expressoes do genero “Nao ha paciencia…”, “Que infantilidades”, etc…

Em casos extremos de inflexibilidade, ha’ pessoas que por natureza propria, agem assim mesmo durante uma viagem de curta duracao, nao tendo qualquer duvidas que o mundo delas e’ o certo e o que veem e’ diferente e portanto nao e’ o normal (para elas).
Outros, mesmo optando por fixarem residencia nesse pais estrangeiro, ficam-se por esta fase, procurando refugio em clubes e/ou ghettos das culturas com as quais se identificam, recriando ambientes semelhantes aos seus mundos, onde se reunem para se lamentarem da “anormalidade local”.
Esta atitude de adaptacao resistente podera ser passageira ou nao, podendo culminar na desistencia da pessoa que acabara por abandonar o sitio onde se encontra. Nestes casos podemos dizer que a compatibilidade (common ground) entre os dois (pessoa e meio ambiente) nao se estableceu!

Integracao
Situacoes extremamente opostas ‘a adaptacao resistente tambem poderam acontecer. A pessoa comeca a integrar-se no novo meio ambiente de tal forma que tudo lhe parece melhor do que aquilo que deixou atraz. Elogia constantemente o que aprende e critica o que deixou, chegando a ignorar ou tentar esquecer a sua cultura e adoptando a 100% os habitos e costumes do novo meio ambiente.
O ideal sera o meio termo ou seja, nao esquecer ou menosprezar a tal ‘bagagem’ que se trouxe e aprender a adquirir nova bagagem, podendo a nivel de formacao pessoal, dar e receber de ambos os lados, trabalhando-se assim para um enriquecimento pessoal e trazer algo de novo aonde se encontra.

Aculturacao
A aprendisagem da lingua, dos habitos, dos costumes, da cultura e o establecimento de novas amizades facilita a integracao. Quanto mais aprendemos melhor nos sabemos movimentar no novo espaco, maior e’ a nossa aceitacao e mais nos sentimos integrados, aceites e ate’ comecamos a ‘fazer parte’ da nova realidade. Comecamo-nos a “sentir em casa” no novo espaco.
As condicoes estao criadas para que o individuo inicie o processo de aculturacao e integracao plena no novo meio ambiente.
O processo de aculturacao e integracao da-se a uma velocidade exponencial e e’ infindavel, entreanto nao devemos nos esquecer que por muito que se aprenda ‘a cerca da nova cultura e se a interiorize, nao se pode comparar essa aculturacao ‘as marcas duma Historia vivida ou evidentemente ‘as marcas geneticas, passadas de geracao a geracao.
A partir duma dada altura atinge-se o equilibrio, ou seja este processo de aculturacao e integracao passa a fazer parte do nosso modo de vida quotidiano.
Com o passar do tempo, um individuo nestas condicoes, idealmente seria capaz de:
- no seu meio de origem, ter um comportamento caracterizado como nacional (nao visivelmente estrangeirado). Conseguir ver, interpretar e reagir ‘a realidade segundo os padroes da sua cultura;
- no novo meio, ter um comportamento compativel com as caracacteristicas locais onde o resultado da aculturacao passou a ser a sua cultura; Conseguir ver, interepretar e reagir ‘a realidade com os padroes da cultura local.

Disse idealmente porque na realidade, e’ extremamente dificil, se nao impossivel, auto-gerir o nosso comportamento de modo a se enquadrar nas caracteristicas acima referidas.
O individuo na realidade, evoluiu de forma distinta em relacao ao seu pais de origem e ao pais onde se encontra e por isso nunca podera se enquadrar na totalidade nas caracteristicas acima referidas.
Utilizando uma analogia simplificada de escala de cores, o nosso paradigma nao sera completamente “preto” em “territorio preto” ou “branco” em “territorio branco”, sera’ sempre “cinzento”, podendo no entanto a sua tonalidade ser ou nao ajustada ao espaco, tudo dependera da nossa capacidade de o fazer.
Para concluir, recomendo aos que se encontram expostos a outras culturas e estando inseridos num processo de aculturacao, de ter sempre em conta os dois lados por vezes distinctos: formas de pensar e de agir distintas (o preto e o branco), tentar calibrar as nossas reaccoes e aceitar as dos outros, consoante ao espaco onde onde nos encontramos;


Para responder directamente as perguntas do Luis:

“Gostava de conhecer melhor como fazes isto - que tipo de comunicação estabeleces sem usar a lingual”
O tipo de comunicao que utilizo como substituto 'a lingua, e’ designado, em ingles, pela expressao “body language”, o que e’ mais do que aquilo que em portugues se designa por linguagem gestual. Inclui formas de comportamento, expressoes faciais, sons emitidos para se exprimir ideias. Para simplificar a minha explicacao, imagine-se que eu me comporto como um cidadao local que apenas tem dificuldades em falar. O meu comportamento e sinais de comunicacao poem o receptor ‘a vontade fazendo-o sentir que esta’ com ‘um deles’.
Procuro calibrar o meu comporatamento, adaptando-o o melhor possivel ao ambiente que me rodeia. Quanto maior e aprofundado for o meu conhecimento do ambiente que me rodeia, melhores resultados serao conseguidos dessa adaptacao e claro mais eficaz sera a comunicacao.
Podera entao perguntar, e com razao: “se aprendeu bem os aspectos culturais, comportamneto, habitos e costumes locais, poque e’ que nao aprendeu a lingua?”
Ha’ linguas que custam mais a aprender do que o resto, para mim qualquer dialecto chines e’ um caso desses.
Posso ate’ acrescentar que o facto de ter desenvolvido naturalmente, uma “body language” eficaz e a falta de tempo sao barreiras de aprendizagem da lingua local. Nao tenho necessidade, logo nao invisto o tempo devido.
Nao quero isto dizer que pus de lado a aprendisagem da lingua local, esse processo embora mais demorado, continua paralelamente e integrado na minha aculturacao.

“com que fins se processa essa comunicação?”
Este tipo de comunicacao so se aplica em ambientes informais de necessidades basicas do dia a dia (compras, restaurantes, publico em geral).

“como resolves o 'conflito' intercultural?”
Como descrevi no meu texto acima, o conflito intercultural so’ existe na designada fase de “Adaptacao Resistente”, onde o “common ground” e’ minimo ou inexistente. Este conflito e’ devido ‘a incapacidade por inexperiencia ou desconhecimento da parte individuo que se tenta integrar num novo espaco cultural. Nao devemos nos esquecer que nao se pode mudar uma cultura ou esperar que essa cultura se adapte a um individuo. E’ esse individuo que tem de se adaptar ao que encontra, se assim o entender e querer.
O nivel de 'conflito' intercultural vaisse desvanecendo e acabara’ por desaparecer, ‘a medida que entramos nas fases de adaptacao e aculturacao.

Thursday, April 29, 2004

Parabens avo’ Julia – 107º Aniversario – 29 de Abril de 1897

Sempre me orgulhei de ter conhecido e bem a minha avo’ do sec. XIX.
A avo’ Julia nasceu num Portugal Liberal, nos finais do reinado de D. Luis, que se assinalou materialmente pelo progresso, socialmente pela paz e pelos sentimentos de convivência e politicamente pelo respeito pelas liberdades públicas, intelectualmente por uma geração notável (Eça de Queiroz, Antero de Quental, etc.).

Comemorações do 3.º centenário da morte de Luís de Camões, em 1880

Gravura de Louis Tynayre que representa a Guarda Municipal a atacar os revoltosos entrincheirados no edifício da Câmara Municipal, durante a Revolta republicana do Porto.
A revolta de 31 de Janeiro de 1891 foi a primeira tentativa de implantação do regime republicano em Portugal.

Eleições para a Câmara Municipal de Lisboa,
ganhas pelo Partido Republicano, em 1902




Em 1987 era assim em Portugal:
Janeiro, 26 - Tratado de comércio e navegação entre Portugal e o Japão.
Fevereiro, 6 - D. Carlos não sancionou a proposta de nomeação de novos pares do reino, levando o governo de Hintze Ribeiro a pedir a demissão.
Fevereiro, 7 - Governo de Luciano de Castro com regresso dos Progressistas ao governo.
Fevereiro, 8 - As Cortes são dissolvidas. Decreto de amnistia para os crimes de imprensa
Fevereiro, 11 - Alvarás aprovam os estatutos das Associação Comercial de Lisboa, da Associação dos Lojistas de Lisboa e da Associação Industrial Portuguesa. Estavam à espera da aprovação do governo desde Março de 1894.
Fevereiro, 26 - Criação do Grande Oriente de Portugal, provocado por uma cisão do Grande Oriente Lusitano Unido
Março, 18 - Lei criando as Escolas Normais para os professores da instrução primária.
Abril, 12 - É inaugurada na Escola Politécnica a Exposição Oceanográfica de D. Carlos
Abril, 15 - Reunião em Lisboa do Congresso Pedagógico dos professores do ensino primário.
Abril, 20 - Inauguração na Academia das Ciências de Lisboa do 7º Congresso da União Internacional do Direito Penal.
Abril, 31 - Elvino de Brito nomeado provedor da Casa Pia
Maio, 3 - Eleições com a vitória do Partido Progressista, no governo.
Maio, 23 - Comício republicano na Praça da Alegria, contra a alienação de parcelas do Ultramar.
Junho, 10 - Abertura das Cortes.
Junho, 13 - Comício republicano no Porto sobre a situação financeira.
Junho, 29 - Conselho de Ministros aprova medidas de fomento agrícola
Julho, 3 - Eduardo Coelho eleito presidente da Câmara dos Deputados
Julho, 8 - Começam as comemorações de Vasco da Gama na Sociedade de Geografia de Lisboa. Em 7 de Março, o governo decidiu não apoiar financeiramente as comemorações.
Julho, 12 - Ressano Garcia apresenta na Câmara dos Deputados as propostas financeiras do governo
Agosto - Crise financeira na praça do Porto
Agosto, 14 - Entrega do cruzador Adamastor - Veiga Beirão apresenta proposta de nova lei de imprensa
Agosto, 18 - Morre em Alhandra o Dr. Sousa Martins.
Agosto, 24 - Publicados no Diário do Governo os relatórios de Mouzinho de Albuquerque.
Agosto, 29 - Comício republicano no Porto.
Setembro, 4 - Encerram as Cortes.- Modificação dos contratos com o Banco de Portugal e as companhias de fósforos e de tabacos.
Setembro, 5 -Realização do 7.º congresso do Partido Republicano, em Coimbra.
Outubro, 21 - Os reis do Sião, actual Tailândia, visitam Lisboa.
Novembro, 8 - Barros Gomes, ministro da marinha, mantendo esta pasta, substitui o diplomata Matias de Carvalho e Vasconcelos nos estrangeiros.
Dezembro, 2 - Morre o marquês de Sabugosa.
Dezembro, 15 - Mouzinho de Albuquerque regressa a Lisboa.
Dezembro, 23 - Organização do ministério do reino.- Bernardino Machado declara-se republicano.

Wednesday, April 28, 2004

"Taipei 101" - O predio mais alto do mundo / The world's tallest building


PHOTO: AP

A partir do final deste ano podera alugar o seu espaco de escritorio no predio mais alto do mundo, "Taipei 101", pela modica quantia de 16.7 Euros/m2 (tendo em conta que 1ping=+/-3.44 m2 e 1 Euro=39.33 NT$).

The commercial property market is looking forward to the release of office space in the Taipei 101 building at the end of the year. One industry-watcher estimated that monthly rentals in the world's tallest building should be around NT$2,200 per ping.

Flash Informativo / Update

SRAS / SARS
A China isolou mais de 600 pessoas em Pequim, como forma de combater um surto de SRAS proveniente dum laboratorio e de evitar uma propagacao rapida do virus, ja' que dezenas de milhares de pessoas se deslocarao dentro do pais durante o proximo fim de semana festivo do dia do trabalhador.

China has isolated more than 600 people in Beijing as it races to sever a chain of SARS infection that leaked from a laboratory and could spread as tens of millions travel the country for the annual May Day holidays.


China diz ainda nao 'a democracia para Hong Kong / China says not yet to democracy in Hong Kong
'A cerca da rejeicao de um sistema democratico pleno para Hong Kong, a China respondeu aos EUA e 'a ex-colonizadora Gra Bretanha, para se ocuparem dos assuntos que lhes dizem respeito.
"Nos somos Chineses. Teem alguma duvida 'a cerca disso? Hong Kong e' o Hong Kong da China", disse ontem o Ministro dos Negocios Estrangeiros, Li Zhaoxing (李肇星), aos reporteres em Xangai, depois de Washington e Londres terem criticado Pequim pelo seu bloqueio 'a reforma politica.

China has told the US and former colonial master Britain to mind their own business over its refusal to allow full democracy for Hong Kong any time soon.
"We are Chinese. Are you clear on that? Hong Kong is China's Hong Kong", Foreign Minister Li Zhaoxing (李肇星) told reporters in Shanghai yesterday after Washington and London criticized Beijing for blocking political reform.

PHOTO: REUTERS
Militantes pro-democracia, queimam uma copia da presente Constituicao de Hong Kong "Basic Law", na passada segunda feira em frente ao parlamento de Hong Kong, como protexto da China ter bloqueado reformas politicas.
Na passada segunda-feira, o parlamento da China removeu todas as esperanca de Hong Kong avancar rapidamente em direccao 'a plena democracia, afirmando que os residentes da antiga colonia britanica nao poderao eleger directamente os seus lideres e legisladores nas proximas eleicoes de 2007 e 2008.

Pro-democracy protesters burn a copy of the Basic Law during a protest against China's decision on local political reforms outside the government house in Hong Kong on Monday. China's parliament dashed hopes in the territory for a speedy move to full democracy on Monday, saying residents in the former British colony will not be able to directly elect their leader and all lawmakers in 2007 and 2008.

Tuesday, April 27, 2004

Regional Events - Flash Update

23/04/04 - China confirms four SARS cases, probes woman's death.
A Chinese woman has died of suspected SARS, health officials reported yesterday, along with news that two more cases of the virus had been reported around the country, bringing the total number of infections to four.

24/04/04 - Masks are back!

PHOTO: CNA
Security officials in Kinmen (Taiwanese island close to China’s coast) immediately put on their masks after the Chinese government reported two suspected cases of SARS in Beijing and Anhui Province late Thursday evening.


25/04/04 - China seals off SARS lab after infections

26/04/04 - China supplies N Korea with aid

PHOTO: AP
People stand in the rubble of houses on Saturday left after the train explosion in Ryongchon, North Korea.

27/04/04 - No democracy yet, China tells Hong Kong
ASSERTING AUTHORITY: The decision by the Standing Committee of the National People's Congress to stamp out hopes for democracy is expected to fuel resentment.
China's National People's Congress (NPC) yesterday dashed the hopes of Hong Kong people to directly elect their leaders in polls in 2007 and 2008, reinforcing Beijing's full control over democratic progress in the territory.

PHOTO: REUTERS
Pro-democracy protesters and lawmakers march to China's representative office in Hong Kong, demanding direct elections of the chief executive and the Legislative Council, yesterday. Senior parliamentarians in China gathered yesterday for a meeting on political reform in Hong Kong and were expected to reinforce Beijing's control over how and when leaders in the former British colony can be chosen.

27/04/04 – The American Institute in Taiwan (AIT) calls on Taiwan to heed threats
CROSS-STRAIT TENSION: The deputy director of the AIT, David Keegan warned Taiwan against changing the status quo, saying China's threats are real, while telling Beijing to refrain from using force or coercion.

Portuguese are everywhere… and well represented!


Manchester United's Cristiano Ronaldo, left, battles Liverpool's Jamie Carragher during their match at the Old Trafford Stadium, Manchester England, Saturday.
PHOTO: AP

Monday, April 26, 2004

Tudo o que pode ser imaginado pode ser conseguido....

...basta ser realista, manter esse desejo como objectivo de vida e trabalhar sempre em direccao 'a sua realizacao!
- Foi o conselho que dei ao mimosa.
Esta fotografia e' te dedicada como prova real do meu conselho.
Eu tambem estava ai', num gabinete em frente a um computador, um dia tive um sonho e lutei para o realizar e cheguei aqui:

Nao e' para meter inveja, e' apenas para motivar o mimosa e lembrar-lhe que sabe bem sonhar e sabe ainda melhor quando conseguimos realizar esses sonhos com o nosso esforco!
O poder em o conseguir nao esta' nos outros, nao esta' no teu chefe e muito menos no teu governo, nao procures longe, esse poder esta' em ti!
Tem paciencia e nunca desistas, trabalha para a realizacao dos teus sonhos e vais ver que um dia chegaras la'!

Tripping in Munich – the capital of Bavaria

There are plenty of reasons to visit this beautiful, green, arty and clean beer city:

1 – Munich’s OLD and well preserved architecture and museums:


2 - Munich’s modern architecture:


3 – Munich’s relaxing and cool people:


4 – Munich’s beautiful and enormous parks.
Scenes of the English Garden - Europe's largest city park (5km x 1.5km) is the place for nude sunbathing, as well as your everyday strolling, boating and imbibing Pilsner in a beer garden.


5 – Munich has art every where and their heroes are well represented and present in public places:


6 – Munich’s roofs are often guarded, there is an entire population up there:


7 – And of course beer, is one of the things you can’t miss in Munich. October is not the exclusive month to visit a Beer Garden, they are there all year around:


8 – No matter how you choose to visit the city, you will most likely, have a great time, but cycling is probably the best way as there are cycling paths all over the city and parks and it is the most popular means of transportation used by the locals.


I strongly recommend it for the art lovers, beer lovers, shopoholics and peoples’ lovers For more information about Munich, click here.

Sunday, April 25, 2004

Somos livres de dizer - 30 Anos

Ontem apenas
fomos a voz sufocada
dum povo a dizer não quero;
fomos os bobos-do-rei
mastigando desespero.

Ontem apenas
fomos o povo a chorar
na sarjeta dos que, à força,
ultrajaram e venderam
esta terra, hoje nossa.

Uma gaivota voava, voava,
assas de vento,
coração de mar.
Como ela, somos livres,
somos livres de voar.

Uma papoila crescia, crescia,
grito vermelho
num campo cualquer.
Como ela somos livres,
somos livres de crescer.

Uma criança dizia, dizia
"quando for grande
não vou combater".
Como ela, somos livres,
somos livres de dizer.

Somos um povo que cerra fileiras,
parte à conquista
do pão e da paz.
Somos livres, somos livres,
não voltaremos atrás.

Letra e música: Ermelinda Duarte.