Friday, June 10, 2005

Festival do Barco do Dragao


Este fim de semana tem lugar um pouco por toda a parte onde a cultura chinesa esta’ radicada, o Festival do Barco do Dragao (Dragon Boat Festival). Aqui na terrinha nao e’ excepcao!
O evento principal sao competicoes de barcos a remos, no feitio de dragoes, constituido por uma equipa de varios remadores, o elemento que controla a direccao do barco e o elemento do tambor que vai marcando o ritmo, incentivando os remadores, ao toque de tambor.
Esta competicao data do ano 277 AC, quando um poeta chines chamado Chu Yuan cometeu suicidio por afogamento (ai estes poetas de antigamente!). Os habitantes da povoacao, tentando salva-lo, pegaram nas embarcoes e remaram rio abaixo em busca do poeta desaparecido. Entretanto para que os peixes nao comessem o tal poeta, as pessoas deitaram ao rio, “dumplings de arroz”. Sendo todos estes esforcos inuteis, pois o poeta nunca mais voltou a aparecer (ate' aos dias de hoje) e por isso nesta altura (no quinto dia do quinto mes do calendario lunar, em portugues, 'a volta dos meados de Junho) celebra-se o Festival do Barco do Dragao com competicao de barcos a remos e muitos dumplings de arroz, em chines chamados 糭子(Zongzi)!

Dumpling de arroz, receados de varios componentes carnes, peixes, legumes, ovos, etc... embrulhados em folhas de bamboo e cozidos a vapor.




Dragon Boat Competition in Taiwan
fotos gentilmente roubadas ao Taipei Times.

Fardas Militares - parte X

Fardas de Verao
Tropas do Exercito de Libertacao Popular da Republica Popular da China, estacionadas no territorio de Hong Kong.

Summer Uniforms
Soldiers from People's Liberation Army of the People's Republic of China, based in Hong Kong.

Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com

Thursday, June 09, 2005

Fardas Militares - parte IX

Tropas do Exercito de Libertacao Popular da Republica Popular da China, estacionadas no territorio de Hong Kong.

Soldiers from People's Liberation Army of the People's Republic of China, based in Hong Kong.

Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com

Monday, June 06, 2005

Navios ou pinguins...

Com a merda de tempo que fez este fim de semana, aqui no sudoeste da Formosa e para evitar que a neura se agravasse, nada melhor do que me encerrar numa sala, 'as escura e sem janelas. Foi ai' que surgiu a ideia de ir ver o belissimo filme-documentario "LA MARCHE DE L’EMPEREUR" de Luc Jacquet.
Assim foi, la' fomos comprar os bilhetes, as pipocas e as cocas e finalmente chegamos 'a sala repleta de criancinhas.
Eis que comeca o filme.... @#$%$#@&... e eu 'a espera de algum som que pudesse entender... e nada... nada de detectar vestigios de qualquer linguagem entendivel! Nem tao pouco as legendas (carago). Ja' me lixaram outra vez - dobraram o filme para mandarim com legendas em chines! Que esperteza, que falta de respeito pelas minorias, so me lixam!

- Entao nao pediste para a sessao em frances?
- Pedi mas nao ha' aqui em Tainan!
- Entao devias-me ter dito, pois nao pesco uma!
- Ah mas tem legendas, vai lendo!
- ...


O tal mito (destas bandas) de que tudo o que e' ser humano, aprende a ler (pelo menos) caracteres chineses, na escola primaria...
Fico por aqui, ja' sei que nao vale a pena explicar, va' la' ate' nem e' mau de todo, mais uma bela oportunidade (a milesima nas ultimas 24 horas) de aprenderes uma palavrita ou outra!
Assim, lost in transaltion, percebi que os pinguins no fim de pescarem uma boa refeicao, saltam ca' para cima pro gelo, fartam-se de andar kms e kms para irem acasalar. Neste processo de acasalamento, andam 'as estaladas uns aos outros, acasalam e depois namoram. Entretanto nasce o ovo e ela tenta despachar o ovo para ele. Ele nem sempre sabe o que fazer com o ovo e trava-se uma partida de ping-pong ate' que o ovo congela e parte.
Aqueles mais experientes guardam o ovo depois deles, quentinho durante 2 meses enquanto que elas partem 'a procura de comida. Dois meses depois elas (as que sobreviveram aos predadores) voltam gordas para junto deles (os que sobrviveram 'as tempestades de vento e gelo). Entretanto eles passam-lhe a bola, ou melhor o ovo e e' a vez delas a ficarema aquecer o ovo e eles de ir 'a procura de comida.
Entretanto os pinguinzinhos nascem, os pais voltam, todos comem comida reciclada/digerida.
Os pinguinzinhos crescem e tornam-se em jovens, e aprtem atraz dos pais ao inicio do filme e assim sucessivamente.

E foi assim uma bela tarde de tempestade passada a ver navios... ou melhor, pinguins!

Mas a serio, vao ver e de preferencia que seja numa lingua que percebam, vale a pena, foi optimo, ate' gostaria de ve-lo outra vez e ouvi-lo pela primeira vez.

PS. Nao, ainda nao domino esta lingua devo sofrer acho eu de dislexia sinica!

Sintomas da (boa) época

Vendo pela actividade deste fim de semana, nos blogues de Portugal, arrisco a advinhar que teve por la' um optimo fim de semana cheio de sol e praia!
Foi assim?
Ainda bem!
A correlacao existente entre o bom tempo e posts e’ inversamente proporcional!
Para os que ainda nao estao familiarizados com os comportamentos tipicos dos bloggers nesta epoca e que teem por habito de fazerem a sua ronda diaria em busca de novidades nos blogs amigos, preparem-se pois entramos na “epoca parvinha” - assim baptizada o ano passado por muitos bloggers, pois a falta de tempo, o calor e a vontade de manter o blogue vivo dava origem a muitos post-rapidos (do genero dos meus...LOL).
E’ uma epoca caracterisada pelo abandono de muitos blogs, ou por posts cada vez mais raros no tempo e conteudo.
Ha’ os que avisam, ha’ os que vao rareando as suas aparicoes ate’ desaparecerem e ha’ os que desaparecem de um momento para outro sem deixarem rasto.
Tudo isto e’ valido, tudo isto e’ aceite, tudo isto e’ blogar!
Mas nada de desesperar pois ha' sempre os que "aguentam esta epoca dificil" e se vao matendo pois felizmente as ferias quando veem, nao e’ para todos ao mesmo tempo e depois daqui a uns mesitos, ei-los de volta cheios de vitalidade e novidades!
Image hosted by Photobucket.com
Sri Lanka south-west coast - Feb.2005