Monday, June 06, 2005

Navios ou pinguins...

Com a merda de tempo que fez este fim de semana, aqui no sudoeste da Formosa e para evitar que a neura se agravasse, nada melhor do que me encerrar numa sala, 'as escura e sem janelas. Foi ai' que surgiu a ideia de ir ver o belissimo filme-documentario "LA MARCHE DE L’EMPEREUR" de Luc Jacquet.
Assim foi, la' fomos comprar os bilhetes, as pipocas e as cocas e finalmente chegamos 'a sala repleta de criancinhas.
Eis que comeca o filme.... @#$%$#@&... e eu 'a espera de algum som que pudesse entender... e nada... nada de detectar vestigios de qualquer linguagem entendivel! Nem tao pouco as legendas (carago). Ja' me lixaram outra vez - dobraram o filme para mandarim com legendas em chines! Que esperteza, que falta de respeito pelas minorias, so me lixam!

- Entao nao pediste para a sessao em frances?
- Pedi mas nao ha' aqui em Tainan!
- Entao devias-me ter dito, pois nao pesco uma!
- Ah mas tem legendas, vai lendo!
- ...


O tal mito (destas bandas) de que tudo o que e' ser humano, aprende a ler (pelo menos) caracteres chineses, na escola primaria...
Fico por aqui, ja' sei que nao vale a pena explicar, va' la' ate' nem e' mau de todo, mais uma bela oportunidade (a milesima nas ultimas 24 horas) de aprenderes uma palavrita ou outra!
Assim, lost in transaltion, percebi que os pinguins no fim de pescarem uma boa refeicao, saltam ca' para cima pro gelo, fartam-se de andar kms e kms para irem acasalar. Neste processo de acasalamento, andam 'as estaladas uns aos outros, acasalam e depois namoram. Entretanto nasce o ovo e ela tenta despachar o ovo para ele. Ele nem sempre sabe o que fazer com o ovo e trava-se uma partida de ping-pong ate' que o ovo congela e parte.
Aqueles mais experientes guardam o ovo depois deles, quentinho durante 2 meses enquanto que elas partem 'a procura de comida. Dois meses depois elas (as que sobreviveram aos predadores) voltam gordas para junto deles (os que sobrviveram 'as tempestades de vento e gelo). Entretanto eles passam-lhe a bola, ou melhor o ovo e e' a vez delas a ficarema aquecer o ovo e eles de ir 'a procura de comida.
Entretanto os pinguinzinhos nascem, os pais voltam, todos comem comida reciclada/digerida.
Os pinguinzinhos crescem e tornam-se em jovens, e aprtem atraz dos pais ao inicio do filme e assim sucessivamente.

E foi assim uma bela tarde de tempestade passada a ver navios... ou melhor, pinguins!

Mas a serio, vao ver e de preferencia que seja numa lingua que percebam, vale a pena, foi optimo, ate' gostaria de ve-lo outra vez e ouvi-lo pela primeira vez.

PS. Nao, ainda nao domino esta lingua devo sofrer acho eu de dislexia sinica!

No comments: