Friday, December 08, 2006

Visoes de Qatar

Esclareco que tudo o que aqui tenho escrito nao e' uma critica 'a cultura nem religiao locais, mas sim ao comportamento social. A cultura arabe e' sem duvida uma cultura fascinante. Importa tambem salientar que a cultura arabe tem variacoes consoante a regiao, pais, tribos, etc. Por exemplo e em termos gerais, as culturas arabes do Norte de Africa, sao distintas das culturas arabes do Medio Oriente. Aqui as culturas arabes Magrebinas, sao consideradas como "ocidentalizadas". Justifica-se assim as diferencas visiveis na forma das pessoas se vestirem e agirem socialmente.
Isto foi apenas uma breve explicacao para as questoes que me tinham deixado na caixa dos comentarios.
E' notorio uma ausencia de fotografias neste blogue em relacao 'aquilo que eu habitualmente fazia. Para alem das dificuldades em postar, tambem ha' barreiras locais que nos impedem de fazer fotografia livremente. Na prmeira semana aqui, lembrei-me de tirar umas fotos ao edifico onde trabalho e em consequencia disso fui detido para ser questionado e fiquei com um registo desse acontecimento. O edifico nao tinha qualquer sinal de proibicao de fazer fotografia e para alem disso tratava-se do edifico onde estou todos os dias. A reaccao dos agentes de seguranca foi descabida e exagerada, tratando-me e classificando-me como um caso suspeito. A partir desse episodio infeliz, deixei de andar com a maquina fotografica e de fazer qualquer fotografia. Mais tarde, disseram-me que nao haveria problema desde que nao fotografasse edificios do governo. Com o tempo hei-de aprender a movimentar-me nesta neblina cinzenta.
Entretanto estao a decorrer os Jogos Olimpicos da Asia, aqui em Doha e tudo e' trabalhado de modo a dar uma imagem dum pais normal. Aproveitando-me desta fachada, visitei a aldeia olimpica e nesse espaco com estatuto especial para os estrangeiros, fiz entao algumas fotos.
tratam-se de Mulheres de Qatar, vestidas tradicionalmente. A maioria veste-se desta forma constantemente, inclusivamente (as poucas que trabalham) nos postos de trabalho:

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image HostingPhotobucket - Video and Image HostingPhotobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

photos by Nic @ Doha, Qatar - 6 Dec.2006

Monday, December 04, 2006

impressoes...

Obrigado a tod@s que me visitam aqui no blog e decerta forma me fazem companhia aqui nesta terra hostil.
Deixei de me queixar, nao porque as coisas melhoraram, apenas porque me rendi 'a evidencia que aqui e' assim e que por muito desumano que seja (e e'), nada poderei fazer para o mudar, a nao ser virar as costas.
Ja pensei em o fazer varias as vezes e ate' o fiz mesmo. Num acto de quase de desespero consegui recuperar o meu passaporte, obter um visto de saida e partir uns dias para Hong Kong, para ponderar e me preparar um pouco melhor para regressar e enfrentar o que aqui nos espera. Regressei porque acredito que as conquistas da vida resultam do vencimento de desafios que ela nos lanca. Tento sempre ir em frente e aprender com as dificuldades que vou encontrando e nunca desistir nem voltar atraz. Hoje continuo ainda a esforcar-me ao maximo, para que aqui, nao seja obrigado a optar pela excepcao.
Como me dizem, se vim parar aqui foi por alguma razao e por isso nao me quero ir embora sem a descobrir.
Nao era e nem e' minha intensao utilizar este espaco para um diario pessoal, mas sim de registar e compartilhar observecoes e vivencias experimentadas, focando no objecto e nao em mim, mas neste periodo de "choque" inicial e' mesmo dificil se nao impossivel de separar o que vejo e experimento e o impacto disso na minha pessoa.
Saliento que tudo o que aqui escrevo, e' baseado a partir do meu contacto directo. Trata-se apenas das minhas impressoes, do meu modo de ver e de sentir este pais, tao particular e distinto de todos os outros que por la' passei.
Comeco pela imagem que eu fui construindo deste pais antes de chegar ca. Qualquer pessoas que tenha acesso 'a internet e fazer uma pesquisa de websites de Qatar, ficara' com uma impressao generica de que se trata de um pais riquissimo, desenvolvido e bastante modernizado. Ficara' tambem decerto com a impressao de que e' um pais bastante ocidentalizado para um pais do Medio Oriente. Quem vir as companhas de promocao deste pasi, que passam na CNN e agora tambem na Algeciras (incrivelemente que pareca, sedeada aqui em Doha), essas impressoes confirmam-se e ate' se intensificam.
Quando se chega aqui, logo no aeroporto, ha' algo que nos deixa desconfortaveis e nos faz ponderar. O ar hostil e aterrador dos oficiais de imigracao faz-nos sentir que nao somos benvindos e que chegamos a um campo de concentracao militar. Fui recebido com um olhar de odio e depois com um arremesso abrutalhado do passaporte e documentos para cima do balcao. Logo ai' me perguntei se o que tinha "captado" 'acerca deste pais, atraves da internet e medias, corresponderia 'a verdade. Antes de sair do terminal, as minhas desconfiancas iam aumentando. Foi ai' que tive impressao que estava num pais a preto e branco. As mulheres cobertas da ponta dos pes 'a topo da cabeca de negro. Algumas nem abertura para os olhos teem, outras apenas dois buracos para os olhos e outras a car exposta geralmente extremamente maquilhada. Os homens de tunicas brancas com veus brancos na cabeca, coroados com um aro negro. Ate' aqui tudo bem. A meu ver sao formas de vestir inadequadas aos tempos de hoje, mas tudo bem.
Em pouco tempo descobri e confirmei que quase tudo o que tinha visto na internet e' cuidadosamente fabricado para que seja apetecivel aos olhos dos ocidentais. Ate' a imagem do centro da cidade, que parece Manhatan, e' falsa. Esta parte da cidade nao existe ainda, e' uma obra apenas. Crescem em kms de areal umas dezenas de torres que sao cobertas com panos e iluminadas 'a noite para parecer uma cidade viva 'a noite. E' mentira, alias como a maior parte de tudo que se diz daqui oficialmente. A Algecira e' uma concorrente da CNN que recentemente comecou a emitir em ingles a partir de Doha mas esta' proibida como todas as outras cadeias locais e jornais de dizerem qualquer coisa que seja de negativo 'a cerca do pais.
Nao ne vou alongar mais, nesta area, se der voltarei ao assunto num post sobre os media aqui.
Basicamente este pais era povoados por meia duzia de beduinos nomadas ate' que nos anos 50 se descobriu petroleo e recentemente uma das maiores reservas de gas natural. Recentemente a pouco mais de uma decada ou duas, a exploracao do petroleo passou a ser controlada pelas autoridades locais (ou seja pela familia em poder em controle absoluto politicamente e economicamente) e apos uma overdose e um enorme empanturramento de dinheiro, depois de ser ter tudo o que era preciso e desnecessario, palacios dourados e outras coisas mais, sob a direccao anonima duma das esposas do manda chuva ca do pais (que nem sabe ler nem escrever bem) comecou-se a construir o pais pela fachada (bem 'a maneira dos costumes locais).
Trata-se de um pais que projecta e vende a imagem de "world class" e no fundo e' pior que um pais pobre do 3o mundo, pois aqui nem o servico humilde e minimo encontrado em paises do 3o mundo, existe por detras da fachada. Fachada essa tao fragil, que nem do aeroporto passa!
Houve distribuicao de dinheiros pelos locais. Assim foram dados enormes quantidades de dinheiro a um povo que nao tinha educacao e que nao sabia valorizar nem nunca precisou aprender a valorizar nada na vida tao pouco a vida de outros principalmente infieis e furasteiros de segunda.
O que se ve hoje em Doha, e' um horror em termos humanos. Imaginem pessoas ignorantes, rudes, agressivos, obcecados, controladores e controlados, castradores e castrados por uma religiao que nao os deixa pensar para alem de regras indiscutivelemente impostas. Imaginem tambem estas pessoas serem podres de ricas, carregados de dinheiro e de toda a luxuria material sem um pequeno vestigio de tracos humanos. Imaginem que tipo de pais se pode formar com este tipo de pessoas.
Este post ja vai longo demais, e poderia estar aqui dias e dias a escrever, em resultado do choque que se tem ao contactar de perto por tais aberracoes humanas.
Decerto que isto e' apenas um lado que me parece o mais visivel nesta cidade. decerto que havera' (oxala') as excepcoes e oxala' que ela sejam muitas e que eu so tenho tido encontro com o pior desta sociedade.
Vou salvaguardar e ficar 'a espera de um dia poder vir aqui escrever um post a corrigir o que aqui escrevi, mas por enquanto, sem quere ser negativo d eforma gratuita, afirmo que neste pais, os valores que aqui encontrei foram: a mentira, a hipocresia, o desrespeito total por outros, a agressevidade e um fanatismo religioso que disfarca a verdadeira religiao deste pais: dinheiro!

PS. O acesso 'a internet e' bastante limitado. No trabalho so terei internet daqui a umas semanas (e' o que me dizem quando pergunto) e quando tiver sera' condicionada e restringida a sites relacionados com o trabalho (oh liberdade!!!). Em casa, (bem e' uma sorte em ter arranjado casa e ftive que pagar uma burla), tenho que esperar por sei o que o que quer dizer segundo eles umas 8 semanas, oxala' dizem eles...grrrrr. Tudo aqui e' controlado por um monopolio, ou seja o governo ou seja a tal familia.
Isto para dizer que de vez em quando venho aqui a este espaco publico. nao sera necessario dizer que a internet e' lentissima e as condicoes ambientais sao pessimas. Nao tenho concentracao, canso-me e os posts nao saem ou saem a confusao que talvez tenha sido este. Nem os leio depois porque me quero por a milhas daqui.
Tudo isto para dizer que daqui a 8 semanas oxala', tudo voltara' ao normal porque me dedicarei a ficar em casa.

desculpme estas lamurias
um abraco
:)