Friday, December 08, 2006

Visoes de Qatar

Esclareco que tudo o que aqui tenho escrito nao e' uma critica 'a cultura nem religiao locais, mas sim ao comportamento social. A cultura arabe e' sem duvida uma cultura fascinante. Importa tambem salientar que a cultura arabe tem variacoes consoante a regiao, pais, tribos, etc. Por exemplo e em termos gerais, as culturas arabes do Norte de Africa, sao distintas das culturas arabes do Medio Oriente. Aqui as culturas arabes Magrebinas, sao consideradas como "ocidentalizadas". Justifica-se assim as diferencas visiveis na forma das pessoas se vestirem e agirem socialmente.
Isto foi apenas uma breve explicacao para as questoes que me tinham deixado na caixa dos comentarios.
E' notorio uma ausencia de fotografias neste blogue em relacao 'aquilo que eu habitualmente fazia. Para alem das dificuldades em postar, tambem ha' barreiras locais que nos impedem de fazer fotografia livremente. Na prmeira semana aqui, lembrei-me de tirar umas fotos ao edifico onde trabalho e em consequencia disso fui detido para ser questionado e fiquei com um registo desse acontecimento. O edifico nao tinha qualquer sinal de proibicao de fazer fotografia e para alem disso tratava-se do edifico onde estou todos os dias. A reaccao dos agentes de seguranca foi descabida e exagerada, tratando-me e classificando-me como um caso suspeito. A partir desse episodio infeliz, deixei de andar com a maquina fotografica e de fazer qualquer fotografia. Mais tarde, disseram-me que nao haveria problema desde que nao fotografasse edificios do governo. Com o tempo hei-de aprender a movimentar-me nesta neblina cinzenta.
Entretanto estao a decorrer os Jogos Olimpicos da Asia, aqui em Doha e tudo e' trabalhado de modo a dar uma imagem dum pais normal. Aproveitando-me desta fachada, visitei a aldeia olimpica e nesse espaco com estatuto especial para os estrangeiros, fiz entao algumas fotos.
tratam-se de Mulheres de Qatar, vestidas tradicionalmente. A maioria veste-se desta forma constantemente, inclusivamente (as poucas que trabalham) nos postos de trabalho:

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image HostingPhotobucket - Video and Image HostingPhotobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

photos by Nic @ Doha, Qatar - 6 Dec.2006

No comments: