Saturday, June 04, 2005

Na noite do dia 4 de Junho de 1989...

O governo da Republica Popular da China, amordaça tragicamente soluços de democracia.

foto emprestada da wikipedia

Para saber mais 'a cerca desta foto, que se tornou icon dos acontecimentos na Praça de Tiananmen na primavera de 1989 , clique aqui.


post em homenagem 'as vitimas.

Friday, June 03, 2005

Entre uma frente fria e um tufao...

Vejam bem, andei todo o fim de semana a preparar-me para uma grande aventura so' para ver tudo literalmente a ir por agua abaixo.
Finalmente (pensava eu) ia 'as Ilhas dos Pescadores (arquipelago de ilhotas pertencentes a Taiwan, situadas entre Taiwan e China e baptizadas pelos nossos antepassados) passar um fim de semana de praia e aventura. Foi tudo organizado (voo, intenerario, hoteis, etc...) por um amigo e por isso telefonei-lhe quarta-feira para confirmar as horas e local de encontro no aeroportinho aqui da terrinha e perguntar-lhe o que era necessario levar. Ele disse-me que era essencial levar: o bronzeador/protector solar, oculos escuros, calcoes de banho e uma toalha. Perfeito, soava-me bem a lista e ja me estava a ver nesse fim de semana ha' tanto esperado (e merecido... cof, cof, cof).
Ontem quando sai 'a noite para ir comprar o protector solar, reparei que nao havia estrelas e em vez disso havia umas nuvens tao cinzentas e tao densas que... nem quis pensar no que estariam a anunciar e fui na mesma comprar e preparar a grand voyage.
E eis que hoje de manha acordo com a maior tempestade do ano - uma dupla tempestade! E quem ta' no meio? Claro Taiwan e as tais ilhotas dos Pescadores.
Uma frente fria do noroeste descarrega sem do' e sem parar porradas d'agua e cargas electricas assustadoramente barulhentas e como se este espetaculo ja nao bastasse por si mesmo, vem a aproximar-se do sudeste um tufao (o primeiro da 'epoca, tinha que ser num fim de semana e logo neste!)
Resumindo, visto la de cima, Taiwan nao se ve e por isso fecharam os aeroportos e la se foi o meu fim de semana paradisiaco pela agua abaixo!
Image hosted by Photobucket.com
Um optimo fim de semana para tod@s voces com muito sol, ja que por estas bandas nem vale a pena falar no assunto!

Fardas Militares - Part VI

Tropas do Exercito da Libertacao do Povo (People's Liberation Army - PLA).

Image hosted by Photobucket.com
Pequim - Dec.2001 (photo by Francis)

Image hosted by Photobucket.com
Pequim - Dec.2001 (photo by Francis)

Thursday, June 02, 2005

Fardas Militares - Part V

Hoje trago-vos bem mais perto de mim, mais propriamente 'a capital da Formosa - Taipei e os seus guardas de honra.
Este conjunto de fotos nao se trata de soldados ou policia comuns de Taiwan.
As primeiras 4 fotos das ditas fardas, sao de guardas do Palacio Presidencial de Taiwan.
Image hosted by Photobucket.com
Palacio Presidencial de Taiwan - Taipei - Jul.2002

Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
Guardas do Palacio Presidencial de Taiwan - Taipei - Jul.2002
Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
Guardas do Palacio Presidencial de Taiwan - Taipei - Jul.2002

A ultima farda e' um guarda de honra do tumulo de Chiang Kai-Shek, lider do Kumintang (adversario de Mao Tse Tung) e fundador da Republica da China que existe paralelamente 'a Republica Popular da China.
Complicado nao e'? E' por isso que existem ate' hoje as tensoes entre as "duas Chinas".
Para quem tiver curiosidade de aprofundar os conhecimentos historicos deste conflito, podera consultar este site.
Image hosted by Photobucket.com
Parque "Chiang Kai Shek Memorial Hall", Taipei - Jul.2002

Image hosted by Photobucket.com
Tumulo do primeiro presidente da Republica da China (Taiwan), Chiang Kai Shek - Tapei - Apr.2005

Image hosted by Photobucket.com
Guarda de Honra* do tumulo acima referido - Apr.2005

* Curiosidade: estes guardas sao substituidos a cada 2 horas. Durante este periodo, manteem-se completamente imoveis, sendo quase impossivel que se tratam de homens vivos

Wednesday, June 01, 2005

Fardas Militares - Part IV

E a confirmar o post de ontem, oh la la, ca va pas non, oh dit donc, encore une autre manif, oh putain de merde... LOL... foi so' uma introducao musical 'as fotos, devia era mesmo ter pedido uma contribuicao 'a Elvira, pessoa indicada para dar um toque humoristico a realidades deste genero!
Et bien, c'est ce la 'a Paris... mais uma manifestacao desta feita em frente 'a camara municipal de Paris, em Novembro de 2002, tratava-se dos funcionarios das associacoes desportivas que exigiam um estatuto especifico... e com muita razao... ora essa!
Mas o assunto aqui era mesmo as fardas e voici, mais uma vez, os homens de guerra, perdao, de guarda em accao em Paris:






Tuesday, May 31, 2005

Fardas Militares - Part III

Atendendo a que os nos amis andam nas bocas do mundo, hoje levo-os ate' Paris, França, onde frequentemente (mais do que noutros paises europeus, talvez por factores socio-culturais) se podem observar manifestações, protextos, queixumes, exigencias ou reivindicações, atraindo a estes eventos varios tipos de forças de segurança.
Estas fotos foram tiradas em Julho 2003 em Paris (rue strasbourg saint denis), a quando a PETA resolveu entrar num restaurante de comida altamente prejudicial 'a saude e enxarcar os empregados e o restaurante de tinta vermelha gritando palavras de ordem como "Assassins de Poulets". Queriam eles (a PETA) dizer que esta cadeia de restaurantes (que vende comida altamente prejudicial 'a saude) andam a sacrificar inocentes galinhas e depois assassinam-as, esses assassinos de galinhas!
Enfim varios assuntos aqui ligeiramente tocados, mas o assunto era mesmo as fardas, et voici les hommes de guerre, ooops de guard 'a paris:

Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com

addendum post post:
motivo pelo qual foram atraidos ao local as forças de segurança acima:
Image hosted by Photobucket.com

Monday, May 30, 2005

Fardas - Part II

Inspirado pelo avental do Tongzhi, deixo-vos espreitar para uma cozinha no Sri Lanka, de onde vinha um intenso aroma a chocolate e canela:
Image hosted by Photobucket.com
Colombo - Sri Lanka, Feb.2005

O Opinioes muda de e para Nic...

Image hosted by Photobucket.comQuando adoptei o nick "Opinioes" foi com a intensao de ser apenas mais uma opiniao, mas ultimamente da-me a sensacao de ser um nick que pode transmitir arrogancia e eu nao gosto nada disso.
Finalmente decidi de por em pratica esta ideia de me rebaptizar e atribuir-me um nick que tenha mais a haver comigo, assim a partir de agora passarei a assinar com o nick, Nic...
porque faz parte do meu nome e porque e' assim que me chamam aqui!
Um abraco a tod@s
Nic