Friday, June 17, 2005

E quando o Noe' nao vem...


Dois navegadores deslocam-se nas ruas de Tainan, em meios de transporte improvisados e adequados 'as condicoes do terreno.

foto gentilmente roubada ao Taipei Times

dasssse que ja' chateia!

A chover,
do trabalho para casa...


...da mercearia para casa...


sempre a chover...

A assunto esta a tornar-se chaterrimo, agora a serio meu, read my lips:
FECHA LA' A TORNEIRA, PORRRRRRRRRRA!

fotos gentilmente roubadas ao Taipei Times

Thursday, June 16, 2005

fardas e chuvas - a saga continua... ensemble

Este blogue ultimamente so' tem sido fardas militares e chuvas, hoje para variar combinam-se as duas num so post:

Soldados Taiwanenses ajudam na distribuicao de alimentos a povoacoes aquaticamente isoladas.

O' pa' mas a serio, a chuva nao para mesmo. E quando digo "nao para" e' textual! Desde sexta feira 'a noite que cai agua dos ceus cinzentoes, sem parar.

SEM PARRRRAAAAARRRRR!!!!!!!!! para alem de ser deprimente, e' enervante e deprime! Estamos isolados, nao se pode sair (a gente aqui nao tem carros, so lambretas que nao se adaptam a jet-skies)!

O pessoal ca' da terra diz que nunca assim foi, nao ha memoria de chuvas assim, continuas sem parar durante mais de 6 dias.
O pior e' que as previsoes dizem que nao vai parar tao cedo.
Isto nao esta' mesmo para brincadeiras, pois o pessoal ja' anda 'a pesca de camaroes nas ruas:

Pesca do camarao nos canais (antigas ruas) da vila de Nanlong

fotos gentilmente roubadas ao Taipei Times.

Image hosted by Photobucket.com
Vai-te preparando Noe'!

Wednesday, June 15, 2005

Ontem, Hoje, Amanha

Se no passado domingo eu tivesse esperado que a chuva parasse para regressar a casa ainda agora la' estava, a nadar decerto.
Ja' 'a 6 dias que nao para de chover em Taiwan e as previsoes apontam para que assim se mantenha ate' aos meados da semana que vem.

Ontem andava-se ca' assim:

E dos ceus, observava-se o nuvao que persiste permanecer sobre nos:
Image hosted by Photobucket.com

Hoje anda-se assim:

E dos ceus, observa-se o nuvao que se expande, parecendo que se alimenta de si proprio:
Image hosted by Photobucket.com

E amanha se a intensidade nao parar (sim porque a chuva, essa ja' sabemos que nao vai parar), Taiwan podera' se parecer com algo assim:
Image hosted by Photobucket.com

Subitas rajadas de vento bufaram do Sul.

A chuva tocada 'a vento, bate de forma persistente sem piedade e inclinada.
O tempo que aqui faz, faz-me lembrar o livro que ando a ler e tao apropriado ao momento, deixo aqui uma passagem em tom de homenagem ao Homem que o escreveu, que contribuiu para o rumo da nossa Historia e que nos deixou recentemente:

"Subitas rajadas de vento bufaram do Sul. Com estardalhaco, uma chapa de zinco, vinda nao se sabe donde, voo de um lado da estrada...
o vento soprou mais forte, o ar escureceu, o ceu pegou-se 'a terra, os fios de agua continuaram a engrossar."


in "Ate Amanha, Camaradas" de Manuel Tiago, pseudonimo de Alvaro Cunhal 1913-2005

Monday, June 13, 2005

Chuva derrota Dragao

Quando sexta feira ao fim da tarde, saimos do trabalho rumo a um fim de semana apetecido e olhei para o por do sol num ceu limpo decorado de nuvens d'algodao branco, disse para os colegas:
- Finalmente um fim de semana com bom tempo!
- E talvez nao... olha para as montanhas!
Viro-me para oriente e logo compreendi a razao das suas duvidas, sem no entanto perder a esperanca de que a nuvem negra que espreitava por traz das montanhas nao passasse de um mau agoiro passageiro!
Mas assim nao foi, essa nuvem negra era mesmo real e depressa cobriu os ceus desta ilha, acabando por rasgar-se sexta-feira 'a meia noite, desabando o seu conteudo de forma intensa e pesada.
De manha, apesar do tom cinzento e do aspecto molhado da paisagem, nao chovia e os dragoes baloucavam-se tranquilamente nas aguas do rio, deixando uma restia de esperanca que afinal tudo iria correr como planeado!


Mas mais uma vez assim nao foi, por volta da 15H, duas horas antes da competicao, a nuvem negra abre-se de novo e desta feita sem parar!
O ambiente de arraial, palcos e barracas de comes e bebes comecam-se a proteger das aguas que vindas de todos os lados e direccoes.


A nuvem negra teimava a nao parar e olhando os ceus, receava-se o pior, mas sendo a esperanca a ultima a morrer eis que se iniciam os ultimos preparativos e exercicios de aquecimento:

A chuva nao para, nem tao pouco a sua intensidade, mas a esperanca de poder demonstrar o fruto do treino arduo de um ano inteiro, leva aos participantes finalizarem os preparativos e mergulharem de corpo e alma na competicao:

Assim, da-se o inicio ‘as tomadas de posicao:

Mas a situacao depressa se agrava com trovoadas e relampagos sendo considerada extremamente perigosa e a competicao e’ finalmente suspensa.
O Dragao foi derrotado pela Chuva!
Nota-se uma certa tristeza em certos olhares

Mas depressa se compreende que chorar nao vale a pena, pois nao ha nada a fazer contra a mae natureza, fica a esperanca que ‘a proxima tudo corra melhor!

Como a chuva nao parava e nem nos horizontes cinzentos se avistavam sinais de o fazer, resolvi regressar a casa: 45 minutos debaixo de chuvadas que caiam na pele como pregos a tentar controlar a scooter que mais parecia um jet sky pelas ruas de Tainan que imitavam os canais de Veneza, tudo isto a pensar "daaaasssse... porque sempre aos fins de semana?!"

Neste momento, agora 24 horas depois destes acontecimentos, a chuva continua a cair submergendo parte da cidade de Tainan.
'A mais de 72 horas que chove e 'a mais de 24 horas que nao para de forma continua e intensa.
Afinal desta vez parece que foi so' praga de fim de semana!
Alguem que feche a torneira la’ em cima antes que esta ilha se afunde!