Monday, June 13, 2005

Chuva derrota Dragao

Quando sexta feira ao fim da tarde, saimos do trabalho rumo a um fim de semana apetecido e olhei para o por do sol num ceu limpo decorado de nuvens d'algodao branco, disse para os colegas:
- Finalmente um fim de semana com bom tempo!
- E talvez nao... olha para as montanhas!
Viro-me para oriente e logo compreendi a razao das suas duvidas, sem no entanto perder a esperanca de que a nuvem negra que espreitava por traz das montanhas nao passasse de um mau agoiro passageiro!
Mas assim nao foi, essa nuvem negra era mesmo real e depressa cobriu os ceus desta ilha, acabando por rasgar-se sexta-feira 'a meia noite, desabando o seu conteudo de forma intensa e pesada.
De manha, apesar do tom cinzento e do aspecto molhado da paisagem, nao chovia e os dragoes baloucavam-se tranquilamente nas aguas do rio, deixando uma restia de esperanca que afinal tudo iria correr como planeado!


Mas mais uma vez assim nao foi, por volta da 15H, duas horas antes da competicao, a nuvem negra abre-se de novo e desta feita sem parar!
O ambiente de arraial, palcos e barracas de comes e bebes comecam-se a proteger das aguas que vindas de todos os lados e direccoes.


A nuvem negra teimava a nao parar e olhando os ceus, receava-se o pior, mas sendo a esperanca a ultima a morrer eis que se iniciam os ultimos preparativos e exercicios de aquecimento:

A chuva nao para, nem tao pouco a sua intensidade, mas a esperanca de poder demonstrar o fruto do treino arduo de um ano inteiro, leva aos participantes finalizarem os preparativos e mergulharem de corpo e alma na competicao:

Assim, da-se o inicio ‘as tomadas de posicao:

Mas a situacao depressa se agrava com trovoadas e relampagos sendo considerada extremamente perigosa e a competicao e’ finalmente suspensa.
O Dragao foi derrotado pela Chuva!
Nota-se uma certa tristeza em certos olhares

Mas depressa se compreende que chorar nao vale a pena, pois nao ha nada a fazer contra a mae natureza, fica a esperanca que ‘a proxima tudo corra melhor!

Como a chuva nao parava e nem nos horizontes cinzentos se avistavam sinais de o fazer, resolvi regressar a casa: 45 minutos debaixo de chuvadas que caiam na pele como pregos a tentar controlar a scooter que mais parecia um jet sky pelas ruas de Tainan que imitavam os canais de Veneza, tudo isto a pensar "daaaasssse... porque sempre aos fins de semana?!"

Neste momento, agora 24 horas depois destes acontecimentos, a chuva continua a cair submergendo parte da cidade de Tainan.
'A mais de 72 horas que chove e 'a mais de 24 horas que nao para de forma continua e intensa.
Afinal desta vez parece que foi so' praga de fim de semana!
Alguem que feche a torneira la’ em cima antes que esta ilha se afunde!

No comments: