Friday, August 05, 2005

Oh Canada!

E' impossivel nao se sentir orgulhoso de ser cidadao dum pais que promove diversidade aberta em vez de diplomacias falsas e hipocritas, humildade e respeito por todos em vez de arrogancia e supremacia. Estas duas realidades opostas, existem de lado a lado no continente da America do Norte.
Muitas vezes, os Canadianos sao confundidos com os americanos mas a historia recente, veio finalmente vincar e tornar conhecidas a nivel internacional, as enormes diferencas entre os dois paises da America do Norte.
Hoje o mundo inteiro ve claramente as diferencas abismais entre as politicas e povos do Canada e os EUA.

O orgulho canadiano e' humilde, silencioso, discreto, interior e respeituoso. Nao se exibe nem se auto-aclama e nem se impoem. Abraça e convida a compartilhar! E' apenas um contentamento geral de se pertencer a uma sociedade que trabalha a todos os niveis para que tod@s tenham as mesmas oportunidades 'a partida e esta' aberta a tod@s.
Mais uma vez, nao resisto em dizer que admiro imenso a mentalidade social e politica dominante e promovida no Canada.
A coexistencia, respeito e admiracao pela diversidade aprende-se (de forma activa) nas escolas do Canada!
Nao e' necessario acreditar em demagogias, basta olhar e ver o que se passa por la'!
Image hosted by Photobucket.com
Michaelle Jean - Canada's Next Governor-General
(photo from The Gazette)

O proximo chefe de Estado do Canada (o equivalente ao Presidente da Republica em Portugal) e' a Senhora Michaelle Jean de 48, ex-jornalista da cadeia de televisao CBS. Michaelle nasceu no Haiti, emigrou junto com a familia para o Canada (Montreal) em 1968. Foi a primeira mulher de raca negra, a apresentar as noticias na CBS, e agora, a primeira mulher de raca negra a ser eleita Governador do Canada!
O Canada lidera e ultrapassa o vizinho do sul, em exemplos a seguir para uma humanidade mais justa!
Parabens Michaelle, parabens Canada!
"There was always a solution, and even in adversity, laughter. They recovered from one disaster after another with such humour. I know the real builders are found elsewhere than in ivory towers.
I have the feeling that a page of history was written just by my simple presence. It would have been unthinkable not so long ago that someone like me would occupy the position I have now."

Michaelle Jean in The Gazette - Montreal

No comments: