Tuesday, July 22, 2003

Terror Americano

E' com bastante tristeza que o mundo assiste as consequencias (ja previsiveis) dos actos arrogantes das politicas externas dos EUA.
A grande maioria da populacao mundial ja percebeu que nao e' com violencia que se combate terrorismo. Ja se viu que violencia so estimula mais violencia.
O terrorismo nao e algo fisico, tangivel, nao e uma organizacao com um numero limitado de praticantes activos. Trata-se de um movimento ideologico e por isso nunca sera vencido com armas mas sim com inteligencia.
Antes de se ter establecido estrategias de contra ataque, deveria-se ter reflectido e procurado entender o que estimula os terroristas, e ai sim eliminar esses factores que os estimula. Por exemplo: a imposicao de valores ocidentais em culturas distintas, a globalizacao sem escurplos ou respeito pelas diferencas de cada povo, o enriquecimento dos poderosos a custa do empobrecimento dos mais pobres. Estudos sobre este tipo de fenonemos actuais, levariam a reaccoes e estrategias bem diferentes. Alguns paises sempre o perceberam (Canada, Franca, Alemanha, Russia), mas a sua voz e' calada ou menosprezada por orgaos de comunicacao globais (CNN) controlados pelos EUA.
Os interessados e obcecados pelo enriquecimento pessoal e pelo dominio de poder, sao naives ao ponto de pensarem que o mundo continuara a deixa-los praticar as suas politicas, sem reagirem.
Todo o mundo reage, o povo protesta, os terroristas atacam, cada qual usa os meios que pode ou que julga poder.
Resultado: o mundo hoje esta muito mais inseguro desde que os EUA lancaram a sua arrogante ofensiva. Na verdade como pode ser visto, so estimularam mais os terroristas.
A unica esperanca sera de uma tomada de consciencia da parte dos lideres mundiais e do povo americano que tera um papel fundamental em dezembro 04. Bush tem que ser substituido por alguem que se interesse pelo bem do mundo agora e nas futuras geracoes e nao como Bush que de uma forma muito limitada e egoista, so se interessa pela sua conta bancaria.

No comments: