Tuesday, June 01, 2004

Taiwan, Hong Kong e Republica Popular da China: same, same but different

A miuda ha dias tocou num assunto bastante interessante
"Ha grandes diferenças culturais de fundo entre a Formosa e a China... no que respeita à Mulher... pelo que vejo!
(Hmmm hehe Que dizes dum post a falar sobre isso?)"

Prometi-lhe que iria preparar esse post, mas nao para ja devido 'a falta de tempo (as ferias aproximam-se). Enquanto se aguarda, fica aqui uma composicao de fotografias tiradas durante o meu 1o dia em Taiwan, em Junho de 2002.
Apos ter feito o "check-in" no hotel, sai para dar um passeio pelas ruas de Taipei e talvez nem 10 minutos depois de ter iniciado esse passeio veio-me 'a cabeca a seguinte frase:
"Taiwan e' como a China sem os Comunistas e como Hong Kong sem os Britanicos".

Na altura recordo-me que apesar da frase o parecer, nao me estava a referir 'a politica. Estava-me a referir 'a evolucao natural da cultura Chinesa. Pareceu-me logo que esta nao tinha tido interrupcoes ou interferencias mais ou menos dramaticas como foi a Revolucao Cultural na China e a Colonizacao em Hong Kong.
Pareceu-me detectar uma maior harmonia entre um passado mais longinquo e o presente.
Passado dois anos, posso confirmar que essa analize superficial de 10 minutos nao estava longe da realidade, mas esta percepcao e' apenas uma pequena parte daquilo que poderei dizer sobre a mesma cultura base mas com outputs diferentes...

No comments: