Monday, December 19, 2005

O ultimo dia dum imperio

19 de Dezembro de 1999 foi um domingo cinzento.
O planeta preparava-se para um eventual e controverso ataque do Y2K, Hong Kong continuava no farnesim das compras de Natal e do outro lado do estuario do Rio das Perolas, Macau preparava-se para retornar 'a patria-mae.
Apesar da rotina e duma certa indiferenca de Hong Kong, algures no coracao da ilha, ouvia-se uma voz cantada em portugues, invocando tristeza e dor pela perca de algo insubstituivel. Talvez fosse alguem a prepara-se para a cerimonia ou talvez alguem que tivesse perdido a pessoa amada, torturando-se com a esperanca de comprar o seu regresso pelo irrisorio preço de uma lagrima.
Foi neste cenario cinzento de perda e de dor, que por coincidencia de nomes, embarcamos no Santa Maria a caminho de Macau para testemunhar o ultimo dia do imperio na ultima colonia portuguesa.
Image hosted by Photobucket.com
Ao chegar a Macau, a bandeira portuguesa recebe-nos, continuando a demarcar o territorio como Portugues.
Image hosted by Photobucket.com
O ambiente era de festa, nao daquelas populares cheias de musica, cores e barulho mas sim de festa solene, silenciosa e cinzenta.
Image hosted by Photobucket.com
O presidente portugues Jorge Sampaio ja se encontrava no territorio e o presidente da China, Jiang Zemin iria chegar ao fim da manha.
Image hosted by Photobucket.com
Os cartazes diziam que o povo de Macau dava as boas vindas aos dois presidentes e um pouco por toda a parte juntaram-se bandeiras da China, 'as bandeiras de Portugal.
Image hosted by Photobucket.com
Estava tudo a postos para se iniciar a grande gala, os tapetes vermelhos estavam estendidos para verem desfilar as tristezas duns e as alegrias doutros.
Image hosted by Photobucket.com
A policia de seguranca publica manteve-se a postos para cumprir as ultimas ordens do governo portugues, impedindo a aproximacao do povo de Macau, da zona das festas, dos cocktails, jantares de gala e cerimonia oficial.
Image hosted by Photobucket.com
Do lado de la do tapete vermelho, ouve-se de novo a voz cantada, invocando perca e tristeza.
O governo Portugues (la dentro), despede-se assim do povo de Macau (la fora), numa festa de gala, onde a maioria dos convidados tinham vindo de Lisboa.
Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
Ca' fora, a bandeira de Portugal, esvoaça pela ultima vez, numa colonia portuguesa...
Image hosted by Photobucket.com
...num ceu que vai-se transformando de cinzento a vermelho, como que a anunciar o dia de amanha.
Image hosted by Photobucket.com
A noite finalmente cai sobre Macau, 'as 23:30H comecam as cerimonias oficiais que culminam 'a meia noite com a troca de bandeiras, pondo fim a um periodo de mais de 500 anos de historia de Macau como colonia e de Portugal como imperio.
La fora, nada parecia ter mudado, o planeta continuava 'a espera do ataque do Y2K.
As lagrimas nao traziam de volta a colonia nem tao pouco um amor perdido, ambos passaram a ser memorias do passado.
Macau agora dorme sem se preocupar pela primeira vez, com a chegada de amanha das tropas do exercito vermelho.

photos by me @ Macau, 19 Dec. 1999

No comments: