Tuesday, June 08, 2004

Tripping in Hong Kong – Exbicionismo de Arquitectura Contemporanea (V)

Hong Kong e' um dos centros financeiros mais dinamicos do mundo.
O centro financeiro de Hong Kong estende-se principalmente por 3 distritos da cidade de Hong Kong (Wanchai, Admiralty, Central) situados na costa norte da ilha de Hong Kong. Nestes 3 distritos situam-se as sedes dos bancos e de empresas multinacionais bem como alguns centros comerciais.
Cada edificio nasce competindo vaidosamente com os ja existentes, transformando esta parte da ilha de Hong Kong num verdadeiro expositor de arquitectura a escala real, estando representados os maiores nomes desta arte.
O design embora nos pareca perdominante com linhas ocidentais, sao na mior parte baseados em estudos de feng shui, afim de trazer a boa fortuna para os ocupantes.

Jardine House

A titulo de curiosidade as origens da empresa Jardine, data dos tempos da guerra do Opium e por isso nao goza de grandes simpatias pela parte do governo da Republica Popular da China. Foi notorio, em Junho de 1997, durante a ocasiao de transferencia de poderes de Hong Kong, a China emitiu um selo comemorativo com uma vista da costa norte da ilha de Hong Kong onde a imagem deste edificio tinha sido simplesmente apagada.

Lippo Centre


City Bank Tower


Bank of China




Cheung Kong Center


The Centre


International Financial Center – IFC2
Para alem de se construirem torres em sitios nao convencionais, controiem-se em tempo record. O IFC, com 88 andares, teve uma duracao de construcao de 2.5 anos:

IFC2 - 2 anos depois do inicio da obra – Jan.03


IFC2 - Maio 04

No comments: