Monday, October 17, 2005

O prazer do engano

A decepcao paradoxal de encontrar uma magnifica obra de arquitectura pos-moderna, a receber-nos na cidade conhecida por ser um museu vivo do Japão tradicional, e’ atenuada pela beleza da obra.
A curiosidade em descobrir em cada promenor a estacao de caminhos de ferro de Kyoto, quase que nos faz esquecer o mundo das Gueichas e dos Samurais com que tinhamos vindo a sonhar e traz-nos de volta ao sec. XXI.

Quase rendidos, de mapa na mao, desafia-se os recomendados roteiros turisticos, e parte-se a pe’ ‘a descoberta de Kyoto dos dias de hoje.
Opta-se por caminhar para nordoeste da estacao, zonas supostamente residenciais, classificadas de “pouco interessante para turistas”. Deixa-se para traz as ruas mais largas e opta-se por entrar numa zona de ruelas e becos. ‘A medida que se vai penetrando neste labirinto, vamo-nos apercebendo de algo fantasticamente extraordiario. A arquitectura, o urbanismo e a paisagem, daquele espaco, leva-nos de facto a outra era. Realizamos que afinal a estacao de caminhos de ferro, nao era representativa do que iriamos encontrar em Kyoto e desta vez com um sorriso nos labios, sentimos o climax do prazer de nos termos enganado!
Afinal nao tinhamos chegado atrazados, Kyoto ainda esconde nos labirintos das ruelas, a tradicao e o passado.
Kyoto nao nos oferece de imediato esta viagem ao Japao doutros tempos, e’ necessario ir ‘a descoberta. Mas vale a pena, pois somos premiados com a doce recompensa de que quanto mais se procura, mais se mergulha no tal mundo com que antes tinhamos sonhado sentir - o das Gueichas e dos Samurais.
Fica aqui uma pequena amostra dum Kyoto preservadao naturalmente, o tal museu vivo do Japao tradicional:
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
photos by me @ Kyoto - Japan, Oct.2005

No comments: