Friday, October 21, 2005

Vamos jantar a Kyoto

Depois da caminhada a explorar as ruas e ruelas de Kyoto, vamos ao jantar.
Hoje temos varias escolhas:

Image hosted by Photobucket.com
Um simples aperitivo, composto de tofu com molho de soja, bem regado com sake!

Image hosted by Photobucket.com
O tradicional sushi, caldo misu e cha' verde!

Image hosted by Photobucket.com
Noodles Japoneses com legumes, tofu e outras coisas nao identificadas.

E para algo de diferente, temos o KUSHI KATSU:
Talvez valha a pena falar um pouco desta opcao, ja que a refeicao teve algo de original e permite uma constante interaccao entre o cozinheiro e os clientes.
"Kushi" quer dizer pauzinho e "Katsu" quer dizer panado, ou seja sao pedacos de carnes, peixe, marisco ou legumes, panados num oleo vegetal servidos espetados em pauzinhos. O cliente senta-se 'a volta do balcao num ambiente quase familiar, sendo a comida preparada 'a sua frente.
Neste tipo de restaurantes nao ha ementa. Servem-nos de imediato a bebida (normalmente cerveja) e como aperitivo, uma taca de legumes crus. A mesa e' composta com um prato rectangular com 4 compartimentos contendo 4 temperos diferentes (da esquerda para a direita):
- molho de peixe com algas
- molho de worcester
- mistura de sal com pimenta preta
- limao
Image hosted by Photobucket.com
E logo depois comeca o ritual: a intervalos constantes de alguns minutos, o cozinheiro vai preparando com muito jeitinho, quase diria artisticamente, um panado de cada vez. Depois de o limpar e adornar o pedaco panado, coloca o pauzinho 'a nossa frente, anunciando pausadamente o ingrediente e o molho/tempero correspondente a utilizar. E assim entra-se num desfile de panadinhos anunciados sempre com dois nomes (imaginem uma voz muito suave, verbalizando sempre apenas duas palavras, o nome do ingrediente em tom ascendente e o nome do molho em tom descendente):
Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com

SALMON / LE-MANO SAU-CE
SHA-RIMP / WOR-CES-TERO SAU-CE
OCTAPOSSERO / WORCESTERO SAU-CE
...
coisa e tal - nao sei que SAU-CE
...
bla bla - qualquer coisa SAU-CE


Muitos pauzinhos e alguns cervejas (ja aqui disse que a cerveja japonesa e' mesmo muita boa) depois, eu ja' nem percebia o que era o ingrediente e muito menos percebia o molho adequado, mas discretamente, la' ia molhando naquele que me parecesse mais apropriado ou que tivesse mais a jeito de molhar.

Estava a achar tanta piada ao ritual e 'a musicalidade da lengalenga "nao-sei-que / SAU-CE" (quase hipnotizante) que me esqueci de que eles nao paravam de servir ate' o cliente dizer "chega".
E quando se diz "ja' chega", dizem sempre e' so' mais um:
Image hosted by Photobucket.com

Enfim uma divertida refeicao com constante interaccao entre o cliente e o cozinheiro.
A conversa tambem foi muito animada, pouco produtiva mas animada. Ficaram a saber que eu era de PORTUGAL e eu fiquei a chamar-me Figo ou talvez a refeicao soube-me a figos ou qualquer coisa assim parecida.


PS. Aquela cerveja e' realmente muito boa!

No comments: