Thursday, June 08, 2006

Sydney, a cidade postal

Sydney e' uma cidade cuidadosamente desenhada para recriar lindos postais. O planeamento urbano quase perfeito, nao menospreza o design de cada edificio nem a sua localizacao. Posiciona cada um de acordo com a sua altura e a dos edificos adjacentes, de modo a integra-lo no conjunto, tal como livros ordenados por altura, em estantes bem arrumadinhas. As arvore, as plantas, a relva e ate' as aves "decorativas", sao minuciosamente colocadas nos sitios certos, de modo a que os postais resultem sempre bem enfeitados, tal como as mesas centrais dos halls de entrada dos grandes hoteis.
Este ordenamento emite sem duvida, uma certa beleza, mas para mim, demasiadamente artificial ou demasiadamente ordenada e contemporânea (ca' esta' a ausencia da alma a que me referia). E' como a beleza transmitida por modas ocasionais que ao fim de algum tempo transformam o êxtase inicial em enjoo e tédio. Isto porque, a capa linda e vistosa esconde um certo vazio.
Cidades como Lisboa, Porto, Argel, Marraqueche, Cairo, Praga, Budapeste, Atenas, Paris, Kyoto, Kathmandu e 1000 etcs... podem 'as primeiras vistas, nao exibirem capas tao vistosas e atraentes, mas quando se entra nelas, descobrimos quão densas elas sao e quanta beleza, o caos lhes atribui.
So para melhor ilustrar o que quiz transmitir, facamos uma comparacao em termos culinários: Sydney e' uma refeicao fast food com bonita apresentacao, enquanto que as outras cidades referidas, talvez sejam mais como uma caldeirada, sem apresentacao vistosa mas com ingredientes de elevado valor nutritivo.
Pessoalmente prefiro uma boa caldeirada, mas uma refeicao fast food de vez em quando, a titulo excepcional, tambem nao faz mal e ate' sabe bem quando nao se consome frequentemente nem demasiadamente.
Ha' gostos para tudo, e ainda bem!
Apresento-vos, Beautiful Sydney:

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

photos by Nic at Sydney, Australia - May 2006

10 comments:

Mafi said...

Gosto mesmo muito das fotografis deste post, em espcial as últimas...as cores da foto, as núvens... estão fantásticas!

andrea said...

eu tb adorei sidney quando lá estive... cheia de vida!

gonn1000 said...

Mais um post para meter inveja, portanto... Mas tu não tens vergonha?? ;)

Nic said...

Mafi,
obrigado, eu pessoalmente gosto mais de retratos humanos, onde a alma esta' sempre presente.

:)

Nic said...

a.k.a.bicuka,
ainda bem que ha gostos para tudo.
eu nao adorei Sydney e nao acho que seja cheia de vida, antes pelo contrario, achei-a uma seca!

Nic said...

gonn1000,
nao percebo porque dizes isso
O_o

DM em Caracas said...

Mas nem 8 nem 80... Bem que Lisboa estava a precisar que as novas áreas fossem um bocadinho mais ordenadas. Eu já nem digo giras e com estilo, já só digo que fossem, pelo menos um bocadinho mais arrumadinhas e bonitinhas do que são.

gaZpar said...

Depois destas fotos... quero ir a Sidney!!! buaaaah...

hugzz

Nic said...

Diogo,
Pois e' sempre possivel melhorar. Mas ca entre nos, Lisboa nao ta assim tao ma, quando comparada por exemplo a Shantou, nao achas?

Nic said...

gazpar,
its not bad, mas e' tao loooooooooooooooooooooonge de tudo...