Monday, July 10, 2006

Vêm aí dias na Birmânia

Nao, nao me referia 'a magnifica obra de George Orwell, "Burmese Days", mas ja' que lhe estou a emprestar o titulo e atendendo ao actual clima que se vive nas terras da sua magestade, aproveito para lhe fazer um pequeno apontamento e recomendar a sua leitura.
Em "Dias na Birmânia", Orwell retrata-nos a Birmania dos anos 30 do seculo XX, durante a ocupacao britanica, destacando o impacto do imperialismo na sociedade local. Esta obra ajuda-nos a compreender a Birmania (actualmente designada por Myanmar) de hoje bem como as actuais reaccoes menos nobres dum povo com um grande passado de domínio sobre outros.
Photobucket - Video and Image Hosting
"Os leitores de Kipling e seus heróis ingleses ou nativos nos países do Império Britânico devem ler esse romance de Orwell para descobrir a face menos gloriosa da dominação colonial - o preconceito, a mesquinhez, a arrogância de parte a parte."

Feitas as referencias merecidas por razoes opostas, regressamos ao titulo deste post e ‘a razao pela qual inicialmente, o tinha escrito. Inicia-se aqui uma serie de posts dedicada a Myanmar (ou Birmania, como eu lhe prefiro chamar).
Photobucket - Video and Image HostingRespondendo a mais uma sugestao do Swatch, recuei a Abril de 1998 e fui de novo ao bau das memorias para recordar, reviver e compartilhar aqui um pouco da Birmania que entao vi.
A tomada de decisao para se visitar a Birmania (país com longo historial de opressoes, passando de colonia a ditadura military), continua a ser polemica, ate' aos dias de hoje, na medida em que o turismo pode ser visto como um apoio ao actual regime. Nao discordando totalmente deste ponto de vista, penso que para penalizar o governo deste modo, boicotando quaisquer visitas ao país, penalizasse de forma mais intensa, o proprio povo que pode eventualmente beneficiar directamente da nossa presenca. A decisao e forma de agir cabe portanto a cada um. A minha foi de ir ver o que la' se passava.
Photobucket - Video and Image Hosting Nos proximos posts veremos como o isolamento e opressao politica na Birmania, nos ilustra demasidamente bem o conceito de recuar no tempo.
Visitaremos Rangoon (ou Yangon como actualmente e' designada), a actual capital e observaremos o modo de vida humilde dos seus habitantes.
Subiremos lentamente e dificilmente um rio quase sem agua ate’ ao norte do país, ‘a regiao do Triangulo Dourado, onde assitiremos a auroras e a acasos que fazem juz ao nome da regiao. Photobucket - Video and Image Hosting Vistaremos tambem a velha capital, Mandalay e a cidade dos templos perdidos, Pagan. Ai’, a beleza natural nos fara’ esquecer por momentos a precaria situacao deste povo que nos acolhe.
Mas esta alienação sera’ sempre por breves instantes, pois os olhares 'a nossa volta, lembram-nos constantemente a que ponto a opressao duma ditadura reduz um país. Photobucket - Video and Image Hosting E tambem por isso, nao nos passara’ despercebida a forma como este povo aceita a sua pobreza, como se a alternativa nao existisse, procurando alimento e refugio na religiao budista e razao de viver na sua riqueza cultural.
Para impedir que a educacao faça acordar o comformismo, o governo manda encerrar as escolas. Photobucket - Video and Image HostingE assim, neste ambiente abusivo, mais uma vez se distinguem os pequenos herois e veremos como eles sao obrigados a lutar cedo demais apenas pela sua sobrevivencia. A eles, cujas infancias lhes sao prematuramente roubadas, dedico-lhes esta serie sobre a Birmania - um país amordaçado pela voz da propaganda!

1a photo daqui, 2a photo daqui.
Restantes fotos by Nic @ Myanmar - April 1998

2 comments:

Mafi said...

Bem Nic...com uma introdução destas agora tens a fasquia muito alta! Mas vais estar à altura!aguardam-se os posts!

Nic said...

Mafi,
daqui nao esperes muita qualidade, porque os post sao sempre feitos a correr, durante a hora do almoco, ou melhor do arroz.

:)