Tuesday, February 24, 2004

Volta ao Mundo

Quando for grande, quero dar a volta ao mundo.
Foi sempre um desejo meu, desde pequeno. Conhecer terras, gentes, costumes e sei lá mais o quê.
O que é certo é que por enquanto ainda conheço pouco.
Ouço dizer por vezes que a nossa terra não é onde nascemos, mas onde nos sentimos bem. E já vi alguém que dizia isto, "pousar" não sei em quantos lugares diferentes e voltar à terra onde nasceu. Ironias do destino? Qual destino, qual quê!
Será que nos acomodamos demais quando envelhecemos? Será que desistimos assim de ânimo leve dos nossos sonhos?
Talvez.
Será que mesmo acomodados, somos felizes? Talvez dependa da definição de "felicidade" que cada um de nós tem.
Facto é que quem não conhece, não sente falta. Ninguém me diga o contrário.
Sou inconformado por natureza. "Estou bem onde não estou, porque só quero ir onde eu não vou." É bem verdade. Por isto e por vezes, chamam-me louco.
Mas quem é quem, hoje e sempre, para chamar alguém de louco? Porque bases e padrões se rege alguém para chamar louco a outro alguém? Pelas bases e padrões impostos pela sociedade?
E somente por uma pessoa não se regular pelas ideias impostas pela sociedade que o rodeia, é louco? Estranha forma de deixar viver. "Não... Não vou por aí."
E falta sempre qualquer coisa. Nunca se está bem. Ou melhor, está-se bem, mas podia-se estar bem melhor. Há qualquer coisa que não se tem, que não se viu, que não se sentiu.
No fundo, há um mundo por descobrir.
Há gente que não nasceu para estar parada. Que não se prende a uma terra, a um lugar, a uma casa, um carro.

Há gente que não se prende ao materialismo da vida.
Conheço gente que nasceu para crescer, trabalhar, comprar uma casa, um carro, ter um, dois, três ou mais filhos e depois de tudo isto, calçar um par de chinelos e ver televisão, recostado no sofá que até é de pele de não sei quê e custou três ordenados e é do maior conforto possível e não critico ninguém por isso.
Mas conheço gente a quem isso não lhes diz absolutamente nada.
"Um dia, vais sentir necessidade de parar, de arranjar um canto onde possas descansar."
Não digo que não. E quando esse dia chegar logo se vê. Logo se arranja.
Onde é a nossa terra? Onde é o nosso lugar? Onde é o meu lugar? E o teu, já o encontraste?
Se calhar estás no meu lugar e nem eu nem tu sabemos.
E estás inconformado. Porque esse lugar não é o teu. E estou inconformado. Porque não estou onde deveria estar.
E se calhar o meu lugar é aqui, mas não é agora.
Será que acabas por encontrar esse teu lugar? Será que acabo por parar, e assentar, e deixar de me revoltar, e deixar-me ficar?
Por agora e se assim te apetece, corre mundo, vê, ouve, vive e volta cá para contares o que viste, o que aprendeste, mesmo que não te apeteça depois cá ficar.
Vai valer mais do que ficar parado e inconformado.
Um dia, tu vais morrer, eu vou morrer.
Podemos até não deixar nada, nem casa, nem carro, nem aquelas acções tão bem cotadas na bolsa, nem o sofá confortável e ergonómico, nem a televisão com ecran plano e som stereo, nem o Hi-Fi com 500 Watts e sistema Surround Sound, nada. Mas vimos, ouvimos e aprendemos muito. E isso será sempre nosso. E isso, vamos nós levar connosco.
Mesmo que nessa altura não nos sirva de nada. Mesmo que nessa altura nos sirva tanto como as horas por outros passadas no sofá, a olhar para a tal televisão, a ouvir o tal CD preferido no tal Hi-Fi topo de gama. Mesmo assim.
Vais ver que te sentes melhor contigo próprio.
Vais ver que valeu a pena.
Vai lá, não hesites.
No fim, vais ver, vamos ver que fizemos bem.
Vamos embora.

Helder Blayer "Opramim" - Açores, Ponta Delgada
1997

No comments: