Thursday, January 27, 2005

Viajeans na minha terra - Part V (Triângulo das Alucinações)

Quase a terminar estas viajeans na minha terra, passei por estes tres sitios todos eles marcados de uma forma ou de outra pela religiao!

As filosofias de vida semeadas em Alcobaca:
“A Ordem de Cister, fundada em 1098 por S. Roberto, defendia um regresso à pureza e despojamento originais do cristianismo, através de uma reforma profunda da organização e vivência monásticas.”

Acabariam por dar os seus frutos alucinogenicos:

No Sitio da Nazare:
Por volta do sec. XVIII, D. Fuas Roupinho, alcaide-mor de Porto de Mós, perseguia um veado perto do promontório do Sítio. De súbito o veado desapareceu, tratando-se de uma visão do demónio, e D. Fuas, apenas com duas patas apoiadas no rochedo apela à protecção da Virgem para que esta o salvasse. O cavalo recua assim para terra firme.

E na Meca dos catolicos portugueses:
Entre maio e outubro de 1917 a virgem ter-se-ia aparecido a três pastorinhos na localidade portuguesa de Fátima. Na última destas aparições, o "Sol" dançou ante a mirada atónita de duzias de miles de pessoas. Foi un fenómeno astronómico? O un OVNI?

[…] nenhum testemunho é suficiente para demonstrar um milagre, a não ser que o testemunho seja de natureza tal que a sua falsidade seja mais milagrosa do que o facto que tenta demonstrar.
David Hume, «Dos Milagres» (1748)


O que estes 3 sitios teem em comum sao historias tao surreais que arrisco chamar-lhe o Triângulo das Alucinações!

Independentemente de como se veem as historias destes lugares, vale a pena por la' passar:


Mosteiro de Alcobaca – Dec.2004

Fundado em 1178 pelos Monges de Cister apresenta uma notável fachada com portal gótico e torreões barrocos. No interior destaca-se a grandiosidade da nave central, os túmulos de D. Pedro e D. Inês, o Claustro de D. Dinis, a casa do Capítulo, a Cozinha dos Monges e o Dormitório.

Inscrito em 1985 na lista do Património Mundial da UNESCO.
A Abadia de Alcobaça, reconhecida como Património Mundial pela UNESCO, é uma das mais importantes abadias cistercienses europeias, atendendo ao seu estado de conservação e à sua arquitectura, símbolo de Cister.

Nota: Alcobaca tambem e' conhecida nos tempos de hoje, por ser a terra dos GIFT!



Vista Alucinogenica da Praia da Nazare, vista do Sitio - Dec. 2004


...e quando o dia acaba no Sitio - Dec. 2004


Fatima, uma meca mariana - Dec.2004

No comments: