Monday, March 07, 2005

Hong Kong especula, Taiwan Treme e Pequim decide


photo: CNN
Enquanto que Congresso Nacional do Povo da China (China's National People's Congress) decorre em Pequim, onde se decidiu de aumentar o orcamento para defesa military de12.6 %, em Hong Kong fala-se da demissao do Governador e em Taiwan treme-se.


photo: AFP
Em quase todos os jornais de Hong Kong se especula que o actual governador Tung Chee-hwa se vai demitir (A maioria do povo de Hong Kong tem como opiniao que ele deixa o governo com 7 anos de atrazo). Tung Chee-hwa, dono dum grupo de transportes de contentores, de familias ricas oriundas de Xanghai, foi o 1o Governador de Hong Kong, apos o retorno do territorio 'a China. Desde 1997, devido a factores externos e a decisoes nao-populares Hong Kong tem vindo atravessar periodos economicos dificieis, enquanto que as accoes da empresa da famila Tung teem vindo sempre a subir.


photo: Chang Chung-Yi, Taipei Times
Manifestantes no sul de Taiwan, na cidade de Kaoshiung com cartazes entitualdos “Contra a anexacao de Taiwan ‘a China”, protestando a proposta da China em tornar legal a lei da “Anti-secessao”, actual sendo revista pelo National People's Congress e que vai impedir Taiwan de alguma vez reclamar independencia perante a lei internacional.

Alguns habitantes de Taiwan enfurecem-se com as decisoes de Pequim e arriscam-se a cometer aquilo que e’ considerado crime na China:

Photo: Chen Tse-Ming, Taipei Times

Outros tremem com as eventuais decisoes de Pequim
mas todos tremeram ontem com dois sismos com a magnitude de 5.9 na escala de Richter, ocorridos ontem de manha com epicentro em Ilan (nortdeste de Taiwan):

Photo: Chiang Chih-Ming, Taipei Times

No comments: