Sunday, May 09, 2004

Atitudes ditatoriais

Dizer adeus marca sempre de algum modo, nao importa o quanto estamos habituados a faze-lo.
Dizer adeus esta sempre associado a uma sensacao de perca nem que seja momentanea.
Dizer adeus ate 'a proxima, e' um reconforto pois esperamos o reencontro, mas dizer adeus para sempre, quebra elos entre nos e alguem ou a algo que deixa de existir nas nossas vidas.
Ontem chegou a hora de dizer uma vez mais adeus, nao a alguem mas a um espaco fisico, no qual vivi bons momentos.
O meu bar, fechou as portas. E' apenas um bar, para que tanta importancia? Porque este bar foi durante os ultimos meses a minha escola que me ensinava muitas coisas. Neste bar aprendi muito sobre a cultura da ilha onde se encontra, a Formosa. Ali aprendi a conhecer um povo, uma Historia, uma cultura e a pouco e pouco uma lingua. Este bar ensinou-me a integrar numa cultura diferente da minha, ensinou-me tambem a ver as semelhancas que essa cultura tem com a minha e ensinou-me a gerir as diferencas de modo a facilitar a minha integracao e quase aculturacao.
Este adeus foi festejado porque fica a esperanca de surgir um novo espaco onde as licoes continuarao!
A festa foi bastante animada ate' 'a 01:30 am (e agora entra aqui o titulo do blog), quando a policia entrou no bar aos gritos, que nem agentes da PIDE talvez o fizessem. A atitude da policia foi longe de ser profissional ou civilizada. Aos gritos, mandou as pessoas para o fundo da sala, fez o controlo de identificaco e um a um fomos saindo. A festa acabou nesse momento, sem motivo algum pois o bar tinha licenca para operar ate 'as 3:00 am, mandou encerrar o bar e levou o proprietario para a esquadra.
Hoje vim a saber, que a policia fez isso, porque se dancava no bar e este nao tinha licenca de discoteca. Fiquei a saber que em Taiwan, quando se esta' num bar a ouvir musica de que se gosta, nao se deve fazer qualquer movimento com o corpo que possa ser interpretado como uma danca.
Na realidade nao e' isso que se passa, o que se passou ontem a noite foi um pequeno exemplo de que uma policia e' capaz de fazer quando foi formada durante os ultimos 50 anos por um regime militar e ditatorial.
Hoje ha' democracia em Taiwan, mas e' ainda muito jovem e fragil, o sistema socio-politico ainda tem muito do passado recente.
Um povo colonizado durante 50 anos por japoneses para depois serem libertados por um regime ditatorial que os calou a medo durante outros 50 anos, comeca a ter voz e a exigir os seus direitos, mas nao o faz ainda com o avontade de quem esta numa democracia.
Foi revoltante ver a atitude da policia esta noite nesse bar que tanto me ensinou sobre este povo e mais revoltante foi de ver o medo mudo dos meus amigos que hoje se sentem culpados por so' por terem dançado!
Fica aqui alguns momentos da festa e de acordo com a policia, a prova do "crime":