Tuesday, May 11, 2004

Comentarios ao post “A minha relação com os USA é pessoal e intransmissível (II)”

O Ze Antonio tem vindo a compartilhar conosco, as suas experiencias de vida nos USA, no seu blog Vivendo a Vida.
No passado dia 10 de Maio, publicou a segunda parte, “A minha relação com os USA é pessoal e intransmissível (II)”, a qual recomendo, pela forma viva e sentida que o Ze nos leva aos USA de hoje.
Ficam aqui os meus comentarios:

Ze Antonio,
Ha uma musica, cujo titulo nao me lembro de momento (mas que te poderei referir mais tarde), que reza qualquer coisa assim:
"live in north California, but don’t stay there too long, before you get too soft. Live in New York, but don’t stay there too long before you get too tough."
Para mim, os USA tinha duas cidades com caracteres interessantemente bem marcados mas opostos, e’ precisamente S.Francisco e New York. A primeira pelo seu humanismo e de clima ameno; a segunda pela sua constante actualizacao agressiva e de clima de extremos.
Hoje como tu o referes os USA estam-se a homogenizar em direccao a sua auto destruicao.
Tocaste bem nos pontos que me fazem arrepiar quando me encontro no seio meio: a paranoia. Antes ate gozava com a situacao, mas agora, tornou-se algo de muito serio.
Esta ‘evolucao’ negativa, e’ como tu o referes, causada por politicas internas e externas, sao grandes maquinas a gerarem ideias loucas e respectivas estrategias de implementacao.
Como referi no post de ontem do meu blog, o mundo esta a assistir a algo nunca antes visto, o dominio de um pais sobre o resto do mundo. Sao tacticas incriveis e discaradamente visiveis. Faz lembrar o que Mao Tze Tung fez ‘a China.
O sistema de educacao nos USA de hoje, esta a produzir o tipo de jovens a que te referes, sem interesse mas com muita paranoia. Tambem quando uma escola secundaria, e’ subvencionada por gigantescas empresas de refrigerantes, nao se pode esperar outra coisa, sabendo que estas empresas estao a ajudar em forca ‘a teoria da americanizacao do mundo.
E o pior e mais grave, e’ que estando-se sujeito 'as forcas que facilitam estes movimentos dominadores, perde-se a percepcao da realidade. O esquema esta tao bem montado que a propaganda entra por tudo o que e’ poros, na escola, no cinema, na tv, toda a gente, ou quase toda a gente tem o mesmo tipo de discurso... que lhes foi enformado. E' por isso que eu tenho receio que a situacao nao mude nas proximas eleicoes presidencies.
E’ triste de observar o que se passa hoje, ha um risco enorme de se chegar um dia, a um "Brave New American World", e eu e muitos seres humanos nao gostariamos que isso acontecesse. Queriamos que o mundo continuasse a ter a fantastica diversidade de pessoas e culturas que ainda tem hoje.

Para ilustrar o que disse, ficam aqui extratos de posts que publiquei no passado:

Tuesday, July 22, 2003
Terror Americano

E' com bastante tristeza que o mundo assiste as consequencias (ja previsiveis) dos actos arrogantes das politicas externas dos EUA.
A grande maioria da populacao mundial ja percebeu que nao e' com violencia que se combate terrorismo. Ja se viu que violencia so estimula mais violencia.
O terrorismo nao e algo fisico, tangivel, nao e uma organizacao com um numero limitado de praticantes activos. Trata-se de um movimento ideologico e por isso nunca sera vencido com armas mas sim com inteligencia.
Antes de se ter establecido estrategias de contra ataque, deveria-se ter reflectido e procurado entender o que estimula os terroristas, e ai sim eliminar esses factores que os estimula. Por exemplo: a imposicao de valores ocidentais em culturas distintas, a globalizacao sem escurplos ou respeito pelas diferencas de cada povo, o enriquecimento dos poderosos a custa do empobrecimento dos mais pobres. (…)
Os interessados e obcecados pelo enriquecimento pessoal e pelo dominio de poder, sao naives ao ponto de pensarem que o mundo continuara a deixa-los praticar as suas politicas, sem reagirem.
Todo o mundo reage, o povo protesta, os terroristas atacam, cada qual usa os meios que pode ou que julga poder.
Resultado: o mundo hoje esta muito mais inseguro desde que os EUA lancaram a sua arrogante ofensiva. Na verdade como pode ser visto, so estimularam mais os terroristas.
A unica esperanca sera de uma tomada de consciencia da parte dos lideres mundiais e do povo americano que tera um papel fundamental em dezembro 04. Bush tem que ser substituido por alguem que se interesse pelo bem do mundo agora e nas futuras geracoes e nao como Bush que de uma forma muito limitada e egoista, so se interessa pela sua conta bancaria.

Friday, March 12, 2004
bush e bin laden, uma unica forma de pensar e de agir

O povo espanhol podera agradecer ao pseudo lider dos EUA, o sofrimento que agora sente...
O bush utiliza exactamente as mesmas estrategias do Alcaeda:

"En el nombre de Dios, Clemente y Misericordioso,
Cuando te castigan, tienes que castigar del mismo modo a quienes
te castigaron.
Mátalos allí donde los encuentres; expúlsalos como ellos te expulsaron; la sedición es más grave que el asesinato.
A los que cometen agresiones contra ti, debes hacerles lo mismo."


extracto da carta supostamente enviada por Alcaeda para o jornal El Pais.

No comments: