Wednesday, February 02, 2005

Preparativos para o Sri Lanka

Amanha 'a noite parto para Colombo, Sri Lanka.
A excitacao e algum nervosismo sentidos quando se visita um pais pela primeira vez sao intensificados pelas incerteza das condicoes que me esperam.
Depois de muito ponderar decidi ir para a frente com esta viagem ao Sri Lanka, planeada antes dos dramaticos acontecimentos do dia 26 Dez. 2004.
Muita gente me disse (para nao dizer toda agente me diz) para eu desistir e ir escolher outro destino mais "seguro". As razoes apontadas, nao deixando de serem validas, vao desde o risco acrescido de se apanhar doencas, ‘a contaminacao das aguas, ao choque do contacto proximo com a tragedia e 'as suas consequencias, etc, etc. No fundo toda a gente me quer bem e me quer proteger e perguntam-me porque ir de ferias para um sitio tao carregado de sofrimento?
Confesso que cheguei a oscilar na incerteza da minha decisao e a pensar que teem razao e que eu nao tenho a minima ideia daquilo que la vou encontrar e de como o vou encarar.
Mas depois penso que desistir desta viajeam seria fechar os olhos e voltar as costas a algo que inevitavelmente existe. Evitar contacto directo aliviaria-me mas nao aliviaria a situacao em si.
Conclui que 'a partida, serei mais util em ir do que em ficar pois vou ajudar quem precisa de forma mais directa.
E assim vai ser, ou pelo menos e’esse o meu objectivo desta viagem: de ajudar e de fazer sorrir o mais que possa!


Mercy Corps in action - Sri Lanka
Foto emprestada daqui

A maior parte das bagagens que levo sera' para la' deixar: roupas e caixas de lapis de cor, pois quero levar cor e sorrisos 'as criancas.
Ainda nao sei como e para onde vou, mas quero ir o mais proximo possivel de onde necessitem de mim. Planearei os detalhes da viagem em Colombo, ja que nao e'facil saber-se ao certo as condicoes locais.
Tentarei vir aqui dar noticias, sempre que me seja possivel.

No comments: