Monday, March 14, 2005

politiquices regionais

Em Hong Kong, o governador de Hong Kong, Tung Chee-hwa, demite-se alegando motivos de saude (ele queria dizer incompetencia).
Pela forma como anunciou a sua demissao ate’ parece que foi o ultimo a sabe-lo, o que nao e' de admirar ja’ que parecia sempre que era o ultimo a saber tudo. A sua popularidade em Hong Kong era semelhante ‘a do Santana Lopes em Portugal.

photo:EPA - Tung Chee-hwa, 1o governador de Hong Kong (HKSAR)

Sem comunicacao directa entre si, estes senhores ameacam-se mutuamente e jogam ao jogo dos caes e gatos, um jogo extremamente perigoso e ainda mais quando ambos querem ser o cao:

Em Pequim, o primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, diz que o país nunca vai permitir que forças pró-independência de Taiwan consigam a separação da ilha.

photo:bbc - Wen Jiabao, primeiro ministro da China

Em Taiwan, o presidente Chen Shui-bian, diz que nao vai ficar sentado e que as pessoas em Taiwan nao vao ficar calados.

photo: taipei times - Chen Shui-bian, presidente de Taiwan

Entretanto em Pequim, o Congresso Nacional do Povo aprovou hoje, a lei de anti-secessão, legalizando assim a permissao do uso de força militar contra Taiwan, caso meios pacíficos para a reunificação falharem.

photo: bbc

E em Taiwan, o president do partido DPP (partido do actual presidente), Su Tseng-chang e o presidente da associacao pro independencia de Taiwan, "World United Formosans for Independence"(WUFI), Ng Chiau-tong organizam uma manifestacao dia 26 de Marco, para protextar contra 'a posicao da China, onde segundo previsoes desfilaram mais de um milhao de manifestantes.

photo: Sean Chao – Taipei Times

No comments: