Wednesday, March 16, 2005

Tea time

O processo da preparacao do cha' para consumo e' relativamente simples. Depois da apanha, e' posto a arejar, de seguida e' moido, passando depois 'a fase de fermentacao, 'a secagem, 'a segregacao de acordo com a qualidade e finalmente enviado para embalagem e/ou adicionamento de aromas artificias. Este processo tem uma duracao media de 4 dias.
Image hosted by Photobucket.com
A qualidae do cha' depende da planta em si; da idade das folhas na altura da apanha (sendo de melhor qualidade as folhas mais tenras); do tamanho medio resultante da moagem; do tempo de fermentacao e do tempo de secagem.
Jogando-se com estes factores obteem-se variadas qualidades do produto em estado natural (antes de lhes serem adicionados aromas artificiais).
A classificaao do cha' em relacao 'a sua qualidade e' feita de acordo com um sistema de classificacao internacional (ver detalhesaqui).
Um dos chas mais apreciados do Ceylao e' o classificado de BOP(Broken Orange Pekoe): inicialmente folhas verdes, depois de processado tem aspecto dum granulado preto e produz uma infusao alaranjada, tal como aquele que vos sirvo aqui hoje:

Image hosted by Photobucket.com
E' so' pedir...

Image hosted by Photobucket.com
Servir...

Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
e consumir...

Uma boa chavena de cha do Ceilao (de qualidade BOP)
e para acompanhar uns biscoitos de gengibre.

Bom apetite!

No comments: