Friday, March 18, 2005

Curd com mel de coco do Sri Lanka

... ou como quem diz, yogurt de bufalo com mel de coqueiro... yummy!
Aviso: para evitar excessos de saliva, no estado em que ja' estou agora, recomenda-se que este post seja lido acompanhado de um yogurte natural regado com mel. Va' vao la' a cozinha tratarem da preparacao e venham acabar de ler o resto...

Quem sai de Nwara Eliya em direccao a Kandy, ao descer pelas encostas do cha', encontra de quando em quando, alguem a vender produtos regionais (com sorrisos) - o "curd" e' um deles.
O "curd" e' como um yogurt natural produzido a partir de leite de buffalo e conservado em recipientes de barro sem precisar de refrigeracao.
Dizem nestas bandas que o "curd" e' um alimento altamente refrescante, ideal em climas quentes sendo uma optima fonte de sais minerais, vitaminas e proteinas. Tem propriedades de oxidacao e por isso dizem que rejuvenesse, e' afrodisiaco e (isto sou eu a dizer)deve ser optimo para ressacas.
E' servido com um liquido viscoso docemente perfumado de coco, chamado localmente "mel de coco"... uma delicia tao benvinda depois de tanto caril picante.
Outras delicias do Sri Lanka, aqui!
Bom Apetite!

Image hosted by Photobucket.com
Curd kiosk - Sri Lnnka - Feb.2005

Image hosted by Photobucket.com
A welcome smile - Sri Lanka - Feb.2005

Image hosted by Photobucket.com
Buffalo curd in clay pots - Sri Lanka - Feb.2005

Image hosted by Photobucket.com
Buffalo curd served along with a palm syrup called treacle - Sri Lanka - Feb.2005

No comments: