Friday, August 12, 2005

Tripping in Goa - part I - Olhares de Portugal

Goa e' mais um exemplo vivo da politica de colonizacao portuguesa, baseada em casamentos interraciais. Portugal controlou e governou Goa de 1510 a 1961. Ha portanto cerca de 44 anos que Portugal deixou de exercer poder no territorio, contudo este periodo de tempo e' relativamente curto e insuficiente para apagar as marcas de 450 anos.
Para alem das marcas tangiveis e visiveis na arquitectura, na religiao e ate' nos habitos alimentares ha' marcas que me tocaram pela estranha sensacao de familiaridade que provocaram em mim:
A arquitectura familiar chamou-me 'a atencao e decidi parar, era uma escola primaria, com a tradicional igreja catolica ao lado. Estava a admirar e a reconhecer as origens do estilo arquitectonico quando suou campainha e de repente o entao vazio recreio encheu-se de criancas prontas a aproveitar o recreio como de costume. Ao olharem para mim, param, calam o alarido e aproximam-se lentamente. Depressa fui rodeado de criancas curiosas, sorridentes e de olhares intensos. Havia algo de familiar naqueles olhares e ao se apresentarem, os apelidos vieram explicar o que sentia - estava rodeado de pequenos Silvas, Fernandes, Pereiras e outros parentes afins.




Photos by Nic @ Goa - Feb.1998

No comments: