Thursday, August 11, 2005

Tripping in Macau - part IV - make love, not war

Esta e' a parte da nossa historia de colonizadores que eu mais gosto. Apesar de se saber que o processo nao foi assim tao cheio de paz e de amor, envolve sem duvida algum romantismo.
Nao sei se foi uma estrategia deliberada, como os historiadores portugueses correntemente narram, ou se foi fruto dum acaso da natureza humana, mas gosto de acreditar na versao oficial:
Portugal nao colonizou a Asia do mesmo modo violento como o fez em Africa ou no Brasil. Na Asia, a politica de colonizacao foi baseada em casamentos inter-raciais.
Em Macau esta politica romantizada, esta' representada por esta estatua (cujo autor desconheco, culpa mea).
Quando no aproximamos, poderemos ter a impressao que se trata de um homem a oferecer algo 'a mulher. Visto de mais perto e de outro angulo, verifica-se o contrario, uma mulher chinesa oferece uma flor a um marinheiro portugues, representando neste gesto, as boas vindas dos portugueses, pela parte dos chineses. A historia registada pela China, conta outra versao, mas agora pouco interessa, nao vou desmanchar o romantismo desta bonita estatua.
E assim foi no seculo XVI, a nossa politica de inserção em terras alheias, "to make love and not war", bem avant garde dos tempos de entao. Foi pena e' que nao tivesse pegado moda e se tivesse considerado a partir dai' e para sempre, como o unico meio de interaccao da humanidade!


Macau - Jul.2005

Para precorrer os sitios designados pela UNESCO como patrimonio mundial, consultar este portal: Macau - Patrimonio Mundial.


A partir de amanha:
Veja onde se ve Portugal em Goa, numa serie de posts onde todas as cores teimam estar presentes, "Tripping in Goa"!

No comments: