Tuesday, August 09, 2005

Tripping in Macau - part II - Os Tin-tins

Se Portugal continua vivo nas ruas de Macau, a China tambem nunca deixou estas paragens e protegida das estratégias maquiavélicas de Mao Tse Tung (毛澤東), parece de certa forma ter-se conservado melhor.
Um exemplo vivo desta conservacao ate' aos dias de hoje, sao os chamados Tin-tins.
Os Tin-tins sao lojas de artesaos e negociadores de variadissimos objectos de arte, quinquilharias, ferro-velho e outras coisas do genero que datam de alguns anos, decadas ou seculos. Estas lojas situam-se nas ruelas adjacentes a norte do centro historico de Macau. Para alem das lojas estabelecidas, em alguns cantos de ruas, os vendedores ambulantes instalam-se a vender variadissimos objectos de arte e reliquias do passado. Sente-se uma certa magia talvez pela carga do tempo visivel em tudo o que se ve. Um gramofone a tocar um disco de 78 rotacoes de uma opera chinesa, tanto nos pode levar a Xanghai dos anos 20 como nos empurrar para dentro dum filme de Wong Kar Wai.
O tempo aqui parece parado, pouco ou nada mudou nestas ruelas de ha' umas boas decadas para ca'. Tudo parece indiferente 'a velocidade com que o progresso transforma o territorio nao muito longe destas ruelas. Tal como os objectos 'a venda, os vendedores sao os mesmos. Tudo esta' igual como ha' 10 anos, e talvez ha' 20, 50 ou 70 anos.
Um passeio pela zona dos Tin-tins, e' como se subissemos ao sotao duma avo', uma avo' macaense que viveu seculos a guardar objectos das duas culturas que fazem parte dela!

Producao artesanal de incenso para os templos - Tin-Tins - Macau - Jul.2005


Nota(*): Foi recentemente publicada uma excelente obra que aborda com promenor as estratégias maquiavélicas (nao sofridas em Macau) de Mao Tse Tung (毛澤東), investigada e escrita pelos historiadores Jung Chang (autora dos Cisnes Selvagens) e seu marido Jon Halliday: "Mao: The Unknown Story"

No comments: