Wednesday, September 28, 2005

Tokyo good ideas

Nem sempre originais mas sempre funcionais sao as ideias e as aplicacoes praticas que os japoneses teem vindo a mostrar ao mundo nas ultimas 6 decadas.
O design e funcionalismo andam sempre de maos dadas. Ate' nas embalagens, o design esta' sempre associado ao funcional, como observou a Sushi Lover, quando vivia em Tokyo:
"Tudo o que é embalado tem um modo de abrir lógico e eficiente. “Se não me consegues abrir o problema está em ti não em mim. Eu sou perfeita”, acho que às vezes ouço os pacotes a falarem comigo..."
As aplicoes praticas deste sentido funcional, sao visiveis por todo o lado e dao-nos exemplos de como nem sempre e' dispendioso o facilitar e o tornar a vida do cidadao, um pouco mais agradavel.
Eis aqui alguns exemplos:
Image hosted by Photobucket.com
nos metros de tokyo, nao se ouvem telemoveis!

Image hosted by Photobucket.com
O cidadao dificiente motor, e' tido em consideracao em todas as situacoes - cabines de telefone 'as suas medidas.

Image hosted by Photobucket.com
Fontes de agua propria para consumo nas estacoes de metro.

Image hosted by Photobucket.com
Os camioes de mercadorias abrem lateralmente, permitindo grande eficacia e facilidade no arrumo organizado e acesso 'as mercadorias.

Image hosted by Photobucket.com
Em zonas onde a renda dum estabelecimento nao permite a montagem dum snack-bar, os snack-bares deslocam-se 'a procura dos clientes ('as vezes com direito a esplanada e tudo!)

No comments: