Saturday, October 01, 2005

mais um fim de semana agitado...

Image hosted by Photobucket.com
Este ano, a epoca de tufoes nao tem poupado Taiwan. Uma media de 1 a 2 tufoes por mes teem incluido a ilha da Formosa no seu percurso.
Apesar dos embates directos e das grandes intensidades (2 deles foram de intensidade superiore ao Katrina), para alem das cheias e estragos inevitaveis, Taiwan felizmente nao tem sofrido muitas vitimas mortais.
Contrariamente ao que acontece nos Estados Unidos, onde a construcao de residencias e' feita essencialmente de madeira e outros materias frageis e leves, completamente inadequados para uma zona fustigada por tufoes, os materias de construcao usados em Taiwan (zona altamente sismica) sao muito mais resistentes, como o betao armado e as estruturas metalicas. As zonas costeiras habitadas tambem estao devidamente protegidas, nao so dum eventual ataque maritimo dos vizinhos do lado, como das mares vivas, com barreiras adequadas.
Sendo uma ilha, Taiwan tambem nao tem por habito de edificar cidades abaixo do nivel medio das aguas do mar, com diques projectados apenas para suportarem tufoes de media intensidade.
Estranhamente, os Estados Unidos nao aprendem com o passado e voltam a reconstruir as zonas destruidas da mesmas formas inseguras (veja-se hoje a zona reconstruida de Miami e Fort Lauderdale na Florida, apos a destruicao pelo furacao Andrew nos inicios da decada de 90).
Mas voltamos a Taiwan, hoje e agora, mais um fim de semana com os planos alterados se aproxima. Tinha planeado ir passar o fim de semana 'a Ilha Verde (uma ilhota pertencente ao arquipelago da Formosa, ao largo da costa sudeste de Taiwan) mas todos os acessos 'a ilha foram condicionados e apenas reservados 'a evacuacao. Nao querer queixar-me destas insignificancias, apenas refiro que este ano ja' e' a quarta tentativa que faco para visitar esta ilha, tendo que desistir todas as vezes devido 'a aproximacao dum Tufao.
Mas que seja so este o prejuizo causado e que Taiwan mais uma vez tenha a capacidade de enfrentar os cornos do boi, desta feita baptizado de LONGWANG.
O Longwang (e nao long one, espero eu) esta' previsto embater em cheio na Formosa domingo 'a noite. Com um pouquinho de sorte ate' vai dar direito a ficar em casa segunda feira de manha e mais sorte ainda, vai passar sem fazer vitimas!

Bom fim de semana!

No comments: