Friday, September 30, 2005

Vamos dormir a Tokyo...

Image hosted by Photobucket.comQuando viajo, adopto o mais possivel a filosofia do tipo de viajante correntemente designado por “turista de pe’ descalco”. Para alem de levar comigo pouco mais que o bilhete e passaporte, tambem e’ raro fazer reserves de hoteis antes da partida.
E’ claro que nao vou a 100% ‘as cegas, faco uma pequena pesquisa na internet, para ter uma ideia daquilo que me podera’ eventualmente esperar (nao va' o diabo tece-las).
Esta preferencia e' devida a varios motivos, entre os quais:

1o - Os precos praticados pelos operadores turisticos teem que naturalmente incluir uma taxa de servico e tambem nem sempre os mais economicos estao listados na internet.

2o - Tento procurar ambientes o mais local possivel, evitando os grandes hoteis, pois esses raramente nos dao uma imagem real do pais em questao.

O resultado da minha pesquisa antes de partir para Tokyo, foi bastante animador. Apesar de Tokyo ser uma mega-metrople de 10 milhoes de habitants e com um intenso transito de turismo, achei que podia arriscar e partir para Tokyo sem reserva alguma.

O Japao e’ um pais muito particular em muitos aspectos e a oferta do tipo de alojamento nao e’ de modo algum uma excepcao.
Para alem dos hoteis de varias ecalas e estrelas, o Japao oferece os seguintes tipos de alojamento tipicos:

Love Hotels – E’ um hotel com quartos de variadissimos décor (S&M, fairy tale, etc) alugados ‘a hora (para uma rapidinha) ou ‘a noite (para uma mais intense). Como onome indica e’ geralmente procurado por casais que nao teem outra alternativa para se explorarem intimamente e nao so’. Todo o processo do check-in ao check out e’ ultra discretissimo, chegando alguns a nao haver qualquer contacto pessoal com os empregados.
Tambem pode ser alugado para solos, curiosos e outros mais
Exemplos de Love Hotels, aqui.

Ryokan – E’ uma casa tipica japonesa, daquelas que nos vemos nos filmes, com paredes de papel de deslizar, enquadrada num ambiente muito zen e geralmente com hot springs. Tudo e’ ultra japones desde ‘a comida, banhos, dormida, vestimenta imposta (kimono), cerimonias de cha’ e outras coisas mais. Todos os hospedes sao gentilmente obrigados a cumprir as regras do jogo, ooops, da casa. E’ optimo para se viver uma verdadeira experiencia da cultura japonesa, que nem o Cruise no Ultimo Samurai.
Exemplos de Ryokan, aqui.

Capsule Hotels – Tal como o nome indica, este tipo de hotel nao aluga quartos mas capsulas. Geralmente tem capacidade para 300-600 pessoas, distribuidas por varios pesos, com um dos pesos destinados a um Spa de acesso gratuito.
A capsula e’ uma caixa de pvc com cerca de 1.20x1.20x2.00 (m), com radio e tv (incluindo canais porno), optimo colchao, almofada e edredon, tudo com bastante hygiene. Este tipo de hotel e’ destinado / procurado por homens de negocio que ou ficaram a trabalhar ate’ tarde ou foram ‘as p.u.. copos e perderam o ultimo transporte. Tudo o aspecto functional e’ pre-concebido para o homem de negocio. Nao admite bagagens grandes, pasta e portatil no maximo. Tem ‘a disposicao venda de camisas, gravatas e roupas interior para o caso de ser de ir trabalhar no dia seguinte. Todos os acessorios de toilete (escova e pasta de dentes, gillettes, etc.) sao gratuitos. Alguns destes hoteis nao admitem pessoas com tattoos e a maioria e’ destinado apenas a homens.
Exemplos de Capsule Hotels, aqui.


Como o post ja’ vai muito adiantado, deixo para amanha, as minhas aventuras nos Capsule Hotels.

No comments: