Friday, May 28, 2004

Formosa graças a Portugal!

A miuda pergunta-me porque e’ que eu escrevi num post abaixo que Portugal foi homenageado so que Portugal nao o sabe.
Vou tentar explicar...
Taiwan, e' considerado pela maior parte do mundo e Nacoes Unidas como uma provincia da Republica Popular da China. Em Taiwan e em 20 e tal pequenos Paises do pacifico e Caraibas, considera-se Taiwan como um Pais independente, apesar de nao se ousar proclama-lo, pois a China ameaca constantemente que se tal acontecer, os 500 e tal misseis apontados ‘a Formosa entrarao em accao.
Tecnicamente, Taiwan esta ainda em guerra com a China desde 1949, quando os Chineses Nacionalistas (KMT) perderam a guerra civil contra os Chinese Comunistas liderados por Mao Tse Tung e se refugiaram temporariamente nesta ilha, 'a espera de se re-organizarem para o contra ataque. Esse contra ataque ainda nao se deu. Hoje a China, e quase a totalidade dos Paises do mundo, consideram Taiwan uma provincia renegada da China.
Voltando ao assunto presente, Portugal tem embaixada em Pequim e por isso nao tem relacoes diplomaticas, de forma explicita, com Taipei.
Os Taiwanenses devido a sua situacao politico-geografica, sofrem dum injusto isolamento internacional e dum certo imerecido complexo de inferioridade. Cada vez que algo internacional da’ conta da existencia de Taiwan, e' um "boost" para o ego nacional.
Este mega projecto TGV eleva Taiwan, a um nivel mais internacional, pois sera uma infrastrutura importantissima para a continuacao do desenvolvimento economico desta ja importante economia mundial (+/- 20a).
A empresa dona da obra (BOT system – Building, Operation for 30 years and Transfer to Taiwan government after the 30 years period), Taiwan High Speed Rail Corporation, liderada por uma senhora de 40 e poucos anos, Nita Ing, com uma humildade e carisma de alto valor, decidiu, juntamente com as intendidades governamentais de oferecer o desfile ao povo de Taiwan, como para lhes levantar o moral e lhes mostrar que Taiwan esta a ser ajudado por muitos paises apesar de nao terem embaixada em Taipei.
Assim convidou um individuo de cada das 18 nacionalidades que trabalham com ela, para desfilar com ela nas ruas da cidade de Kaoshiung (o Porto da Formosa), para marcar a chegada do 1o. comboio que chegou do Japao .
Foi por isso que tive um convite oficial para representar Portugal, e fi-lo com muita honra. Quando refiro que Portugal nao o soube, refiro-me ao nosso governo.
Portugal foi homenageado juntamente com outros 17 paises, sem Taiwan ter feito o pedido ao nosso Pais. Era so eu que la estava, de certa forma sem ter sido 'autorizado' but who cares. O que me fez ter bastante orgulho pela situacao e’ que ninguem o sabia' que ha so um portugues neste projecto e a nossa bandeira voava com as outras como se fosse Portugal em peso... dai o meu high.
Eu, apenas pela situacao e nao por ser alguem fora de serie, provoquei uma promocaozinha ao meu pais, e isso soube muito bem ;-)
Fico tambem contente por manter o espirito e a vitalidade que tinha quando acabei o curso e comecei a trabalhar para grandes empresas de construcao em Portugal. Fico contente por ter provado a mim mesmo que eu estava certo quando queria ser eu no local de trabalho e fui repreendido por directores de grandes empresas nacionais, primeiro porque nao me vestia ‘a engenheiro; segundo porque nao tinha maturidade profissional por ter pedido aos colegas desenhadores para nao me tratarem por “sr. engenheiro” e sim pelo meu nome. Fico contente por nao ter aceitado render-me a um sistema retrogado atrofiador e ter ido ‘a procura do mundo que eu sabia que existia.
Quando anunciei a minha partida, a ultima coisa que o director me disse foi: “Nao vas porque nao vais encontrar o que procuras, a situacao economica desse Pais e’ pessima. Has-de voltar, mas quando voltares vais para a minha posicao que tinhas”. Eu sorri e disse obrigado mas pensei “nunca volto atraz”.
Hoje ninguem me chama sr.engenheiro, hoje visto jeans e ate camisoles da equipa nacional de futebol do meu Pais e ninguem me bloqueia porque julgam-me pelo aquilo que produzo e nao aquilo que aparento… hehehehe
Moral da historia: acredita em ti e nos teus sonhos, trabalha para os realizares e versa que “tudo o que pode ser imaginado pode ser realizado”.
Ok, desculpem por esta ego-trip mas tava a precisar, agora volto de novo ao eu de antes e aos valores que prezo, humildade e abertura para aprender sempre!

PS. E o titulo?... e' que Taiwan hoje ainda se orgulha deste nome que lhe foi atribuido por Portugal

No comments: